O projeto foi idealizado com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas e estimular o interesse e os primeiros contatos dos bebês e crianças bem pequenas com a leitura. A Berçoteca Literária Itinerante, surgiu a partir da necessidade dos bebês e crianças bem pequenas terem acesso as práticas sociais de leitura e o reaproveitamento de alguns equipamentos que estavam obsoletos. No caso tínhamos um berço que estava sem uso e decidimos organizá-lo, colando imagens para que os bebês pudessem observar e manuseia. O espaço do berço foi pensado para acolher, envolver e que tivessem um espaço como referência para o momento da leitura. Fomos aprimorando mais o espaço, com detalhes, fotos dos bebês em suas práticas leitoras. Conhecendose as contribuições que o envolvimento em práticas de leitura traz para a construção do indivíduo leitor, despertou-se o seguinte questionamento: Que experiências de leitura realizar em um berçário com bebês e crianças bem pequenas? As crianças nessa fase estão no início do seu desenvolvimento e conhecimento de si e dos outros, bem como das linguagens que circulam no meio em que vivem. Por isso, o contato com a leitura se faz muito importante nesta fase, pois, assim como discutem os documentos de referência que organizam a prática pedagógica na Educação Infantil, através das experiências com as diferentes linguagens, entre as quais estão a linguagem oral e escrita, as crianças terão mais autonomia para atuar no meio em que vivem à medida em que vão compreendendo o mundo a sua volta. Sendo assim, este trabalho apresenta algumas discussões acerca das concepções de leitura e da importância das práticas de leitura.