BERÇOTECA LITERÁRIA ITINERANTE: PRIMEIRO CONTATO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS COM A LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110068 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "BERÇOTECA LITERÁRIA ITINERANTE: PRIMEIRO CONTATO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS COM A LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O projeto foi idealizado com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas e estimular o interesse e os primeiros contatos dos bebês e crianças bem pequenas com a leitura. A Berçoteca Literária Itinerante, surgiu a partir da necessidade dos bebês e crianças bem pequenas terem acesso as práticas sociais de leitura e o reaproveitamento de alguns equipamentos que estavam obsoletos. No caso tínhamos um berço que estava sem uso e decidimos organizá-lo, colando imagens para que os bebês pudessem observar e manuseia. O espaço do berço foi pensado para acolher, envolver e que tivessem um espaço como referência para o momento da leitura. Fomos aprimorando mais o espaço, com detalhes, fotos dos bebês em suas práticas leitoras. Conhecendose as contribuições que o envolvimento em práticas de leitura traz para a construção do indivíduo leitor, despertou-se o seguinte questionamento: Que experiências de leitura realizar em um berçário com bebês e crianças bem pequenas? As crianças nessa fase estão no início do seu desenvolvimento e conhecimento de si e dos outros, bem como das linguagens que circulam no meio em que vivem. Por isso, o contato com a leitura se faz muito importante nesta fase, pois, assim como discutem os documentos de referência que organizam a prática pedagógica na Educação Infantil, através das experiências com as diferentes linguagens, entre as quais estão a linguagem oral e escrita, as crianças terão mais autonomia para atuar no meio em que vivem à medida em que vão compreendendo o mundo a sua volta. Sendo assim, este trabalho apresenta algumas discussões acerca das concepções de leitura e da importância das práticas de leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID594_TB1702_27042024114334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACE KELLY NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "GRACE" "autor_email" => "gracekeul@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110068 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "BERÇOTECA LITERÁRIA ITINERANTE: PRIMEIRO CONTATO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS COM A LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O projeto foi idealizado com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas e estimular o interesse e os primeiros contatos dos bebês e crianças bem pequenas com a leitura. A Berçoteca Literária Itinerante, surgiu a partir da necessidade dos bebês e crianças bem pequenas terem acesso as práticas sociais de leitura e o reaproveitamento de alguns equipamentos que estavam obsoletos. No caso tínhamos um berço que estava sem uso e decidimos organizá-lo, colando imagens para que os bebês pudessem observar e manuseia. O espaço do berço foi pensado para acolher, envolver e que tivessem um espaço como referência para o momento da leitura. Fomos aprimorando mais o espaço, com detalhes, fotos dos bebês em suas práticas leitoras. Conhecendose as contribuições que o envolvimento em práticas de leitura traz para a construção do indivíduo leitor, despertou-se o seguinte questionamento: Que experiências de leitura realizar em um berçário com bebês e crianças bem pequenas? As crianças nessa fase estão no início do seu desenvolvimento e conhecimento de si e dos outros, bem como das linguagens que circulam no meio em que vivem. Por isso, o contato com a leitura se faz muito importante nesta fase, pois, assim como discutem os documentos de referência que organizam a prática pedagógica na Educação Infantil, através das experiências com as diferentes linguagens, entre as quais estão a linguagem oral e escrita, as crianças terão mais autonomia para atuar no meio em que vivem à medida em que vão compreendendo o mundo a sua volta. Sendo assim, este trabalho apresenta algumas discussões acerca das concepções de leitura e da importância das práticas de leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID594_TB1702_27042024114334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACE KELLY NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "GRACE" "autor_email" => "gracekeul@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }