A proposta deste trabalho é analisar produções acadêmicas que interseccionam temas como a leitura, a escrita e o brincar na Educação Infantil, publicadas no período de 2019 a 2023. Trata-se de uma investigação do tipo estado do conhecimento, realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os desafios que são colocados quanto ao que significa ler e escrever na Educação Infantil, após a ampliação do Ensino Fundamental de 9 anos, pelas leis federais n. 11.114/2005 e n. 11.274/2006 e pela emenda constitucional n. 59/2009, motivou a necessidade desta pesquisa, no sentido se situarmos o lugar que o brincar tem ocupado na educação infantil pré-escolar. Neste levantamento, alguns critérios foram observados, tais como: Apenas artigos vinculados ao campo da Educação foram catalogados; os estudos deveriam ser realizados no Brasil e em Língua Portuguesa; os estudos deveriam ser feitos preferencialmente sobre/com crianças entre quatro e cinco anos, uma vez que fornecem elementos para se pensar o campo de interesse; intenciona-se encontrar trabalhos que articulem o brincar à leitura e à escrita na Educação Infantil. A partir das análises, é possível afirmar que, do total de quinze publicações selecionadas, doze demonstram um debate em torno exclusivamente da leitura e da linguagem escrita, se destacando muito mais que o debate em torno da importância do brincar no percurso da alfabetização que perpassa a Educação Infantil. Embora apresentando discussões relevantes que, de certa forma, sinalizam o brincar como atividade guia no desenvolvimento infantil, as publicações analisadas, dão muito mais ênfase aos temas ler e escrever, ou alfabetização e letramento na educação infantil e, de modo secundário, fazem menção a importância de contextos lúdicos e letrados.