O estudo das moléculas biológicas, como sua estrutura e função, é um dos componentes mais importantes na formação do profissional biólogo – licenciado ou bacharel. Contudo, a literatura evidencia que os estudantes possuem grande dificuldade em assimilar este conteúdo, seja devido ao nível de abstração, base deficitária na química do ensino médio, compreender as possibilidades de aplicação do conhecimento, entre outros fatores. Para isso, as metodologias ativas podem ser empregadas para, ao por o aluno no papel de protagonista, sanar essas dificuldades. Portanto, este trabalho visou promover uma atividade investigativa montada no estilo de escape room utilizando a plataforma "google forms" para auxiliar na assimilação da estrutura e função de ácidos nucléicos, bem como o processo da síntese de proteínas. A atividade gamificada investigativa foi intitulada "10 dias para o fim do mundo" e foi pautada em uma situação-problema de um mundo pós-apocalíptico, o qual uma doença está assolando o mundo e é preciso desvendar os mistérios do seu DNA para decifrar qual o patógeno é responsável pelo quadro clínico. Uma equipe foi montada e o aluno interpretou o papel do profissional responsável por realizar a pesquisa para descobrir esse organismo. O jogo foi aplicado na disciplina de Diversidade Molecular do Curso de Ciências Biológicas da UFRN após aula do conteúdo sobre ácidos nucléicos. Ao final da aplicação, os alunos foram questionados sobre qual sua opinião quanto a experiência. Menos de 10% das opiniões foram negativas ou neutras, enquanto mais de 90% dos alunos expressaram suas opiniões positivamente. Dentre estas últimas, há relatos sobre a ludicidade da atividade, bem como a facilidade de revisar, compreender e empregar o conteúdo estudado. Assim, a estratégia gamificada promoveu um ambiente mais interativo e estimulante, representando uma ferramenta efetiva no engajamento dos alunos e aprendizado dos conceitos científicos.