Fenômenos eletromagnéticos regem muitos aspectos físicos e tecnológicos da nossa vida cotidiana. Os alicerces teóricos e práticos do conhecimento científico aliada à prática experimental torna o processo de ensino-aprendizagem da Ciência mais significativo. O presente trabalho busca investigar e melhorar a compreensão teórica dos discentes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) de Campos Sales, Ceará, nos aspectos básicos que estão relacionados às leis do Eletromagnetismo por meio de uma proposta de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). O público-alvo são discente que estão no terceiro ano do ensino médio e que ainda não haviam estudado, dentro da proposta curricular da escola, tópicos relacionados ao Eletromagnetismo. A sequência foi dividida em quatro etapas. Na primeira desta os discentes participantes realizaram uma pesquisa bibliográfica e videográfica sobre a construção de um protótipo de um motor elétrico por indução a partir de instrumentos de baixo custo, a saber: imãs, pilhas, alguns fios de cobre, ligas de borracha e alfinetes metálicos. Posteriormente à ação manipulativa da construção do experimento passou-se para a ação intelectual onde discutimos e buscamos explicações para o que foi observado, utilizando argumentos e linguagem científica. Na terceira etapa, com o auxílio do professor, contextualizamos as discussões e conclusões dadas pelos discentes comparando com os conceitos físicos e com as leis de Oersted e de Faraday-Lenz do eletromagnetismo a fim de provocar uma visualização e aprendizagem científica mais aprofundada. Por fim, os participantes foram submetidos a um questionário avaliativo. A partir do questionário observou-se um índice de aprendizagem de 80,36% e boa parte dos discentes confirmaram que a experimentação torna a assimilação dos conceitos da física mais significativa.