O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação.