O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111548 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3781 "inscrito_id" => 3535 "titulo" => "O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3535_TB3781_10042024203056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE SÃO PEDRO" "autor_nome_curto" => "Joilson Batista" "autor_email" => "didazen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111548 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3781 "inscrito_id" => 3535 "titulo" => "O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3535_TB3781_10042024203056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE SÃO PEDRO" "autor_nome_curto" => "Joilson Batista" "autor_email" => "didazen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }