MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES MATEMÁTICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5474 "inscrito_id" => 15612 "titulo" => "MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES MATEMÁTICAS" "resumo" => "No contexto de uma pesquisa ampla, na qual articula a relação entre a leitura dos Contos de Fadas e a aprendizagem das Noções Matemáticas no âmbito da Educação Infantil, este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de uma professora regente do infantil V, em contextos do ensino da matemática e a aprendizagem humanizadora de crianças, ao promover as vivências dos contos de fadas interligadas com a compreensão dos esquemas mentais básicos. Para tanto, como aporte teórico foram utilizados estudos e pesquisas de Smole (1996) e Freire (2003), dentre outros, a fim de fundamentar o papel educativo que a literatura infantil é capaz de exercer na aquisição de culturas, valores e, sendo o foco principal desta pesquisa, de noções matemáticas, os processos mentais básicos especificados por Lorenzato (2015), foram utilizadas a comparação, a ordenação e a correspondência nas atividades com as crianças. Na metodologia adotamos a análise dos dados coletados do diário de campo, bem como a aplicação de um questionário junto a referida docente, professora de uma escola do município de Fortaleza. Para a análise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa com observação participante. Os resultados apontaram que a prática da docente é baseada na dialogicidade, instigando a participação e curiosidade das crianças, a partir de atividades lúdicas e brincadeiras que mediaram os caminhos entre os processos mentais básicos e os contos de fadas na Educação Infantil" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15612_TB5474_27102024224704.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "clarice.cardoso@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5474 "inscrito_id" => 15612 "titulo" => "MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES MATEMÁTICAS" "resumo" => "No contexto de uma pesquisa ampla, na qual articula a relação entre a leitura dos Contos de Fadas e a aprendizagem das Noções Matemáticas no âmbito da Educação Infantil, este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de uma professora regente do infantil V, em contextos do ensino da matemática e a aprendizagem humanizadora de crianças, ao promover as vivências dos contos de fadas interligadas com a compreensão dos esquemas mentais básicos. Para tanto, como aporte teórico foram utilizados estudos e pesquisas de Smole (1996) e Freire (2003), dentre outros, a fim de fundamentar o papel educativo que a literatura infantil é capaz de exercer na aquisição de culturas, valores e, sendo o foco principal desta pesquisa, de noções matemáticas, os processos mentais básicos especificados por Lorenzato (2015), foram utilizadas a comparação, a ordenação e a correspondência nas atividades com as crianças. Na metodologia adotamos a análise dos dados coletados do diário de campo, bem como a aplicação de um questionário junto a referida docente, professora de uma escola do município de Fortaleza. Para a análise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa com observação participante. Os resultados apontaram que a prática da docente é baseada na dialogicidade, instigando a participação e curiosidade das crianças, a partir de atividades lúdicas e brincadeiras que mediaram os caminhos entre os processos mentais básicos e os contos de fadas na Educação Infantil" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15612_TB5474_27102024224704.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "clarice.cardoso@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }