No contexto de uma pesquisa ampla, na qual articula a relação entre a leitura dos Contos de Fadas e a aprendizagem das Noções Matemáticas no âmbito da Educação Infantil, este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de uma professora regente do infantil V, em contextos do ensino da matemática e a aprendizagem humanizadora de crianças, ao promover as vivências dos contos de fadas interligadas com a compreensão dos esquemas mentais básicos. Para tanto, como aporte teórico foram utilizados estudos e pesquisas de Smole (1996) e Freire (2003), dentre outros, a fim de fundamentar o papel educativo que a literatura infantil é capaz de exercer na aquisição de culturas, valores e, sendo o foco principal desta pesquisa, de noções matemáticas, os processos mentais básicos especificados por Lorenzato (2015), foram utilizadas a comparação, a ordenação e a correspondência nas atividades com as crianças. Na metodologia adotamos a análise dos dados coletados do diário de campo, bem como a aplicação de um questionário junto a referida docente, professora de uma escola do município de Fortaleza. Para a análise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa com observação participante. Os resultados apontaram que a prática da docente é baseada na dialogicidade, instigando a participação e curiosidade das crianças, a partir de atividades lúdicas e brincadeiras que mediaram os caminhos entre os processos mentais básicos e os contos de fadas na Educação Infantil