AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7545 "inscrito_id" => 17420 "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17420_TB7545_11062024100900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcilenearaujo774@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7545 "inscrito_id" => 17420 "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17420_TB7545_11062024100900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILENE ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARCILENE" "autor_email" => "marcilenearaujo774@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }