Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A DIVERSIDADE DAS ERVAS MEDICINAIS: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização de ervas medicinais tem sido uma prática ancestral em diversas culturas ao redor do mundo. Essas plantas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde e na criação de sabores únicos na culinária. Além disso, em um mundo cada vez mais diversificado e interconectado, o conhecimento e a preservação dessas ervas tradicionais desempenham um papel de relevante importância. O presente estudo teve como objetivo adotar uma abordagem contextualizada ao ensinar conceitos de ciências para alunos do ensino fundamental. Nesse contexto, foi desenvolvido uma abordagem de ensino contextualizada para alunos do 6º ano do ensino fundamental onde foi utilizado como pressuposto teórico a teoria de Vygotsky. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi realizada durante as ministrações das aulas de Ciências com alunos do 6º ano da Escola Municipal Luis Cúrcio Marinho, localizada em Macaíba-RN, com o objetivo de fornecer conhecimento botânico e prático sobre cultivo de ervas, incentivar a promoção da saúde com o uso de ervas medicinais, valorizar a biodiversidade local e sua preservação, explorar a diversidade local e culinária, educar sobre conservação ambiental e práticas sustentáveis, e resgatar a importância das ervas medicinais, destacando a diversidade presente na sociedade. Para avaliar o desempenho da atividade proposta, foram observadas as interações, realizado registros fotográficos e coletados os depoimentos dos alunos que participaram das aulas. Os resultados evidenciaram que a contextualização do aprendizado, aliada à diversidade de ervas medicinais, teve um impacto positivo no envolvimento dos alunos, pois não apenas promoveu a valorização das tradições locais, mas também serviu como um veículo de educação ambiental contextualizada e promoção da saúde, conectando os alunos com seu entorno natural e incentivando a preservação da biodiversidade.

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