PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ABORDAGEM DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA
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Este artigo parte da problemática de que vários falantes do Português Brasileiro (PB) são vítimas do preconceito linguístico devido à ausência de discussões sobre essa temática no “chão da escola”. Este estudo objetiva investigar as contribuições de uma sequência didática (SD) mediante o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na abordagem das variedades linguísticas na aula de Língua Materna. O arcabouço teórico que baliza esta pesquisa fundamenta-se em Labov (2003), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Bagno (2015). Quanto a abordagem, esta investigação caracteriza-se como quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter explicativo e interventivo, tendo lócus a Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar. Como técnica para coleta de dados, este estudo utilizou o questionário. 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