Ensinar Língua materna na contemporaneidade é uma ação complexa para o professor, pois este é desafiado, em suas aulas, a abordar o tema variação linguística na perspectiva de mitigar e/ou erradicar o preconceito linguístico que se encontra enraizado na sociedade e, consequentemente na escola, haja vista que esta é reflexo da sociedade. Este artigo parte da problemática de que vários falantes do Português Brasileiro (PB) são vítimas do preconceito linguístico devido à ausência de discussões sobre essa temática no “chão da escola”. Este estudo objetiva investigar as contribuições de uma sequência didática (SD) mediante o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na abordagem das variedades linguísticas na aula de Língua Materna. O arcabouço teórico que baliza esta pesquisa fundamenta-se em Labov (2003), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Bagno (2015). Quanto a abordagem, esta investigação caracteriza-se como quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter explicativo e interventivo, tendo lócus a Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar. Como técnica para coleta de dados, este estudo utilizou o questionário. Assim, a partir da elaboração de uma sequência didática, mediante uso das TDIC’s, e mediação pelo professor pesquisador. Pode-se mencionar como resultados parciais, o conhecimento sobre as distintas variedades linguísticas e seus contextos de uso, a compreensão de que o preconceito linguístico é uma forma de segregação social e, além disso, noções de adequação e inadequação linguística.