Sabemos que a educação acompanha a história do processo de humanização, se articulando de forma imbricada com o cotidiano dos primeiros agrupamentos humanos. Desde os povos primitivos até os dias atuais, depreende-se certas formas de fazer/saber que demandou/a processos e espaços de transmissão, pois à medida que a humanidade acumula conhecimento é preciso que eles sejam compartilhados aos contingentes humanos. Dessa prática educativa, vai se desenvolver a ciência pedagógica, a qual aborda o fenômeno educativo como objeto de estudo. No entanto, essa ciência vai se desenvolver articulada com a educação e em cada momento histórico vai produzir uma noção particular da educação e suas dimensões. Portanto, este artigo, objetiva refletir sobre os fundamentos da pedagogia ao longo de sua história, a título de contextualização, por compreender a relevância dessa ciência para a formação docente. Desse modo, comunicamos as reflexões oriundas de um processo de investigação de natureza bibliográfica. Ressaltamos que a história da pedagogia está intrinsecamente ligada à história da educação, sendo importante refletir sobre a mesma a partir de sua relação com a luta de classes, pois as disputas socioeconômicas irão impulsionar as disputas na área pedagógica. Além disso, podemos destacar que desde a Revolução Industrial, iniciamos um processo de massificação da educação através da escola.