CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112554 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5233 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8909_TB5233_27102024102404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112554 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5233 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8909_TB5233_27102024102404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }