POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113786 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7013 "inscrito_id" => 6677 "titulo" => "POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "Desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” planeja e cria ações e atividades que visam um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos num viés lúdico, dinâmico, diferenciado, crítico e criativo. Este Projeto é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas – Bahia. Dentre suas atividades, destaca-se a criação e adaptação de jogos matemáticos. Desta maneira, objetivamos socializar as contribuições do jogo estratégico “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, além de evidenciar a importância de uma aprendizagem matemática para além dos cálculos. Para fundamentar este trabalho ancoraremos em autores como Smole, Diniz e Cândico (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido em 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra, o objetivo deste jogo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de maneira que as extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Quando isso acontecer, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer ao jogador que fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Este jogo teve uma boa visibilidade e os participantes elogiaram, jogaram diversas vezes e buscaram diferentes estratégias. Inferimos que o “Reversi” foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática é para além de somente fazer contas, bem como a importância destes jogos para estimular o raciocínio lógico. Esta habilidade é importante para resolver situações-problema diversas para além dos conhecimentos matemáticos. Também destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” para uma visão positiva dos estudantes em relação à Matemática, a articulação entre teoria e prática e para o amadurecimento pessoal e acadêmicos dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7013_10062024191434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113786 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7013 "inscrito_id" => 6677 "titulo" => "POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "Desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” planeja e cria ações e atividades que visam um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos num viés lúdico, dinâmico, diferenciado, crítico e criativo. Este Projeto é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas – Bahia. Dentre suas atividades, destaca-se a criação e adaptação de jogos matemáticos. Desta maneira, objetivamos socializar as contribuições do jogo estratégico “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, além de evidenciar a importância de uma aprendizagem matemática para além dos cálculos. Para fundamentar este trabalho ancoraremos em autores como Smole, Diniz e Cândico (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido em 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra, o objetivo deste jogo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de maneira que as extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Quando isso acontecer, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer ao jogador que fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Este jogo teve uma boa visibilidade e os participantes elogiaram, jogaram diversas vezes e buscaram diferentes estratégias. Inferimos que o “Reversi” foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática é para além de somente fazer contas, bem como a importância destes jogos para estimular o raciocínio lógico. Esta habilidade é importante para resolver situações-problema diversas para além dos conhecimentos matemáticos. Também destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” para uma visão positiva dos estudantes em relação à Matemática, a articulação entre teoria e prática e para o amadurecimento pessoal e acadêmicos dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7013_10062024191434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }