INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114097 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7423 "inscrito_id" => 17553 "titulo" => "INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17553_TB7423_28102024215737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELSON PEREIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KELSON" "autor_email" => "kelson.pereira@academico.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114097 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7423 "inscrito_id" => 17553 "titulo" => "INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17553_TB7423_28102024215737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELSON PEREIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KELSON" "autor_email" => "kelson.pereira@academico.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }