DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DOCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111830 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4214 "inscrito_id" => 11021 "titulo" => "DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "A dificuldade no ensino e aprendizagem em Química nos primeiros anos do ensino médio é nítida. Os alunos entram nesta nova jornada, muitas vezes, sem uma sólida base de conhecimentos prévios. O professor que rege essa disciplina, em alguns casos, pode não ser formado na área que atua, o que contribui, sobremaneira, como obstáculo na aprendizagem e formação dos alunos. A cultura em torno do ensino de Química, a coloca entre as disciplinas difíceis de serem aprendidas, aliado a formação docente deficitária e/ou a presença de outras áreas lecionando-a, se colocam como a realidade a ser enfrentada cotidianamente no ensino médio. Com base nesse contexto, esse trabalho integra um projeto de pesquisa qualitativa, produzido na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formação Docente IV, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Apodi. A finalidade deste projeto foi identificar dentro da rede estadual de ensino da cidade de Apodi/RN, como são desenvolvidos os processos de execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) relacionados ao ensino de Química numa escola estadual com intuito de conhecer o quadro profissional de ensino da área da Química e sua formação. Como forma de coleta de dados foram realizadas entrevistas para melhor compreensão da temática, através dos diálogos com docentes da área de Química e com a coordenadora geral da 13° Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) da cidade de Apodi/RN, além de identificar como é desenvolvimento do PPP e sua relação direta com o ensino e aprendizagem de Química na rede estadual de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11021_TB4214_27102024114328.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO Jr." "autor_email" => "ja943952@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111830 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4214 "inscrito_id" => 11021 "titulo" => "DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "A dificuldade no ensino e aprendizagem em Química nos primeiros anos do ensino médio é nítida. Os alunos entram nesta nova jornada, muitas vezes, sem uma sólida base de conhecimentos prévios. O professor que rege essa disciplina, em alguns casos, pode não ser formado na área que atua, o que contribui, sobremaneira, como obstáculo na aprendizagem e formação dos alunos. A cultura em torno do ensino de Química, a coloca entre as disciplinas difíceis de serem aprendidas, aliado a formação docente deficitária e/ou a presença de outras áreas lecionando-a, se colocam como a realidade a ser enfrentada cotidianamente no ensino médio. Com base nesse contexto, esse trabalho integra um projeto de pesquisa qualitativa, produzido na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formação Docente IV, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Apodi. A finalidade deste projeto foi identificar dentro da rede estadual de ensino da cidade de Apodi/RN, como são desenvolvidos os processos de execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) relacionados ao ensino de Química numa escola estadual com intuito de conhecer o quadro profissional de ensino da área da Química e sua formação. Como forma de coleta de dados foram realizadas entrevistas para melhor compreensão da temática, através dos diálogos com docentes da área de Química e com a coordenadora geral da 13° Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) da cidade de Apodi/RN, além de identificar como é desenvolvimento do PPP e sua relação direta com o ensino e aprendizagem de Química na rede estadual de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11021_TB4214_27102024114328.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO Jr." "autor_email" => "ja943952@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }