No nosso dia a dia, encontramos diversas maneiras de se representar números, seja para indicar ordem, quantidade, codificação e assim por diante. Dentre os diversos códigos numéricos existentes, pode-se citar um bastante conhecido: o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, utilizado para identificação do cidadão brasileiro em inúmeras situações. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de abordar o algoritmo de validação presente no CPF, a partir de uma proposta didática simples que possa ser aplicada na aula de matemática tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental, com adaptações. A proposta didática consistiu em três etapas: a primeira foi uma abordagem sobre o código e sua importância na vida do cidadão, a segunda foi mostrar os cálculos, a partir de algoritmos, para obtenção dos seus dígitos verificadores e a terceira foi desenvolver uma atividade, a partir de um suposto cartão de CPF verdadeiro, com o intuito de que o aluno possa verificar o estado brasileiro responsável pela sua emissão e também fazer a conferência dos dígitos verificadores para validar a autenticidade do documento. Destaca-se que, esta proposta é uma sugestão de atividade que pode ser implementada, posteriormente, em sala de aula e com isso investigar o resultado obtido pelos alunos. Propostas didáticas como esta mostram como a matemática está presente em nosso cotidiano, levando o estudante a trabalhar questões como leitura, interpretação e raciocínio lógico.