A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018), ao tratar do trabalho pedagógico com as diferentes práticas de linguagem no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, veicula um discurso bastante alinhado com a perspectiva dos multiletramentos (Rojo, Moura, 2012), dando abertura para uma exploração, na formação de estudantes, de gêneros textuais do universo digital. Partindo desses pressupostos, bem como dos fundamentos teórico-metodológicos acerca da promoção do letramento literário (Cosson, 2007; Paulino, 2005; Soares, 2004), foi proposta, como parte do trabalho com a leitura literária (Santos, 2009) realizado com alunos/as do primeiro ano do ensino técnico integrado de nível médio de uma escola de EPT, a construção de uma playlist de artefatos culturais contemporâneos que dialogassem com os temas da poesia lírica do escritor português Luís Vaz de Camões. Nestes termos, foi feito um rigoroso registro de acompanhamento da execução dessa atividade por meio de uma coleta de dados que reuniu respostas a questionários on-line, depoimentos escritos e rodas de conversa gravadas em áudio com vistas a compreender como os/as discentes avaliaram o impacto da realização dessa atividade no seu processo de aprendizagem e de formação. Os resultados compilados nesse percurso metodológico, cuja análise é objeto da presente comunicação oral, permitiram identificar um consistente potencial desse tipo de prática educativa para promoção da formação integral de estudantes da EPTNM, algo desejável para os desenhos contemporâneos da educação profissional técnica e tecnológica defendidos por diversos estudiosos do campo (Campello, 2009; Ciavatta, 2005; Ciavatta, Ramos, 2011; Dos Santos Silva, Pontes, 2023; Frigotto, 2007; Moura, 2010, 2013; Ramos, 2008, 2012).