A Tecnologia Assistiva (TA) proporciona às pessoas com diferentes habilidades, as ferramentas necessárias para superar barreiras e desafios, permitindo a realização de tarefas cotidianas, ter acesso à educação e ao trabalho de maneira mais eficaz. Ademais, exerce um papel relevante em promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com diferentes aptidões e necessidades, sendo fundamental no processo de aprendizagem em ambientes escolares, especialmente para alunos com deficiências. Esse estudo tem por objetivo analisar a importância do uso da tecnologia assistiva na promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, com busca nos bancos de dados Google acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por fim, os resultados apontam que a Tecnologia Assistiva não se limita apenas aos recursos dentro da sala de aula, mas se estende a todos os envolvidos e inseridos no ambiente escolar, também beneficia alunos sem deficiências, promovendo a diversidade e a aprendizagem forma colaborativa. Pois ao integrar essas ferramentas no ambiente escolar, os educadores podem personalizar o ensino e proporcionar experiências educacionais mais inclusivas e significativas para todos os alunos, o que torna a Tecnologia Assistiva, uma facilitadora essencial no processo de aprendizagem promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades aos alunos no ambiente escolar.