A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS EM PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113788 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7015 "inscrito_id" => 6677 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS EM PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO" "resumo" => "As vivências do licenciando, enquanto estudante desde a Educação Básica, possibilita-o delinear previamente o imaginário do ser professor. Todavia, este imaginário, ao ingressar na Universidade, é ressignificado durante o processo formativo, a partir das novas experiências que fomentam reformular, compreender e conhecer a sala de aula em uma nova perspectiva. Nesse ínterim, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para a constituição da identidade docente a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Este trabalho é fundamentado em estudos de autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Apresentamos a extensão, pesquisa e ensino como pilares importantes para a formação inicial do licenciando. Em relação ao Ensino, detalharemos acerca da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em seguida, explicitaremos acerca das contribuições do projeto de Extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, diferenciada, autônoma e crítica. Na dimensão da pesquisa, elucidaremos a participação no projeto de Iniciação a pesquisa, como monitor voluntário, intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. A participação nos três projetos foi fundamental para articular teoria e prática, aguçar o olhar enquanto pesquisador ao refletir acerca das dinâmicas e nuances de uma sala de aula, bem como as relações entre os atores educacionais (professor, aluno e comunidade), possibilitando vivências que puderam diminuir a sensação de medo e insegurança para ensinar. Desta maneira, acreditamos na importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino para o amadurecimento pessoal e profissional e na visão mais apurada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7015_10062024191656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113788 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7015 "inscrito_id" => 6677 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS EM PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO" "resumo" => "As vivências do licenciando, enquanto estudante desde a Educação Básica, possibilita-o delinear previamente o imaginário do ser professor. Todavia, este imaginário, ao ingressar na Universidade, é ressignificado durante o processo formativo, a partir das novas experiências que fomentam reformular, compreender e conhecer a sala de aula em uma nova perspectiva. Nesse ínterim, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para a constituição da identidade docente a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Este trabalho é fundamentado em estudos de autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Apresentamos a extensão, pesquisa e ensino como pilares importantes para a formação inicial do licenciando. Em relação ao Ensino, detalharemos acerca da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em seguida, explicitaremos acerca das contribuições do projeto de Extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, diferenciada, autônoma e crítica. Na dimensão da pesquisa, elucidaremos a participação no projeto de Iniciação a pesquisa, como monitor voluntário, intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. A participação nos três projetos foi fundamental para articular teoria e prática, aguçar o olhar enquanto pesquisador ao refletir acerca das dinâmicas e nuances de uma sala de aula, bem como as relações entre os atores educacionais (professor, aluno e comunidade), possibilitando vivências que puderam diminuir a sensação de medo e insegurança para ensinar. Desta maneira, acreditamos na importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino para o amadurecimento pessoal e profissional e na visão mais apurada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7015_10062024191656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }