O artigo, tem por objetivo, Investigar a partir de uma experiência proporcionada na disciplina de Saberes da Educação Infantil II, durante semestre letivo 2023.1, do curso de Pedagogia da UFAL/Sertão, como crianças de 4 a 5 anos e 11 meses identificam a matemática vivenciada em seu dia a dia desenvolvendo noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas, quantidades e da reflexão sobre processos de transformação no seu processo de aprendizagem através do brincar e por meio dos objetivos específicos que tiveram sua estruturação de atividades para serem realizadas na experiência proposta com as crianças do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL. Ao qual foi buscado mediar as atividades com as crianças para verificação da compreensão sobre noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação, analisar as ações desenvolvidas na UFAL por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL, tendo base nos campos de experiências: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Antes do dia da experiência foi elaborada pela autora uma tabela contendo aspectos para serem observados, através dos campos de experiência da BNCC (2017), foi realizado um estudo de cunho qualitativo, voltado para o dia da experiência. Observou-se no decorrer desta pesquisa, que a matemática exerce um papel importante na educação infantil por meio do lúdico e que as crianças vivenciam noções de partilha, divisão, pensamento lógico-matemático, sequência, noções de grandeza, de quantidades, interação, imaginação, espaço formas.