O presente trabalho justifica-se na necessidade de trazer um recorte sobre o panorama da Educação Inclusiva no estado do Piauí nos últimos 25 anos para as crianças com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento, a luz do contexto local de construção da Educação Especial e das respostas da legislação piauiense ao sistema nacional de educação que se referem a temática, pois devido a dimensão continental do Brasil e suas diferenças regionais, ambientais, históricas, culturais, educacionais e socioeconômicas, cada estado possui uma resposta singular em relação ao processo de inclusão. Diante desse quadro, o objetivo geral é o de compreender como se encontra o quadro de inclusão do aluno com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento no estado, tendo como objetivos específicos: analisar o processo histórico da construção da Educação Especial no Piauí e sua influência no contexto atual e descrever como o estado do Piauí está realizando o processo de inclusão do aluno com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento no Ensino Regular. Metodologicamente, a pesquisa apresenta-se em caráter qualitativo, de cunho exploratório-descritivo, partindo de revisão bibliográfica para constituir seu referencial teórico, utilizando autores que se relacionam com a temática, como Carnib (1981), Brito (1996), Rosado (2016), dentre outros. Em seguida, a abordagem consistirá em pesquisa documental, partindo da legislação piauiense, dos indicadores nacionais que mencionam o estado do Piauí, como o Censo Escolar, além de reportagens locais que compreendem o recorte entre 1999 e 2024.