A disciplina de Farmacologia é essencial no currículo de diversos cursos da área da saúde, porém, frequentemente, sua abordagem se limita a aulas expositivas dialogadas. Além disso, são escassos os relatos de práticas pedagógicas que utilizam metodologias alternativas, próximas ao cotidiano dos alunos, que possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Com base nessa questão, este trabalho teve como objetivo empregar uma sequência didática e analisar sua contribuição no ensino de Farmacologia para Enfermagem. Para isso, alunos da disciplina de Farmacologia II para Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de dois momentos pedagógicos: 1º - Aula teórica expositiva dialogada sobre fármacos antidepressivos; 2º - Atividade baseada em casos clínicos de personagens da cultura pop. A atividade consistiu em um questionário semiestruturado produzido através do "Google Forms", contendo sete questões de múltipla escolha sobre casos clínicos típicos relacionados a antidepressivos clássicos, com pacientes representados por personagens de séries, animes e filmes conhecidos pelo público. Outras duas questões investigavam a receptividade dos estudantes à atividade. Os resultados mostraram um número expressivo de acertos. Dos trinta e oito alunos que responderam o formulário, trinta e quatro (89,5%) acertaram seis ou sete questões, um desempenho considerado satisfatório. Apenas dois alunos acertaram quatro questões, representando 5,3% do total e o menor número de acertos. Além disso, todos os alunos relataram ter gostado da proposta, com comentários adicionais significativamente positivos. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem foram receptivos a metodologias que incorporam elementos comuns ao seu dia-a-dia, destacando-se como estratégias úteis para contextualizar o conteúdo e facilitar a construção e instrumentalização de conceitos em Farmacologia.