Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CASOS CLÍNICOS UTILIZANDO PERSONAGENS DA CULTURA POP COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113899
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7165
    "inscrito_id" => 17277
    "titulo" => "CASOS CLÍNICOS UTILIZANDO PERSONAGENS DA CULTURA POP COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA"
    "resumo" => "A disciplina de Farmacologia é essencial no currículo de diversos cursos da área da saúde, porém, frequentemente, sua abordagem se limita a aulas expositivas dialogadas. Além disso, são escassos os relatos de práticas pedagógicas que utilizam metodologias alternativas, próximas ao cotidiano dos alunos, que possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Com base nessa questão, este trabalho teve como objetivo empregar uma sequência didática e analisar sua contribuição no ensino de Farmacologia para Enfermagem. Para isso, alunos da disciplina de Farmacologia II para Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de dois momentos pedagógicos: 1º - Aula teórica expositiva dialogada sobre fármacos antidepressivos; 2º - Atividade baseada em casos clínicos de personagens da cultura pop. A atividade consistiu em um questionário semiestruturado produzido através do "Google Forms", contendo sete questões de múltipla escolha sobre casos clínicos típicos relacionados a antidepressivos clássicos, com pacientes representados por personagens de séries, animes e filmes conhecidos pelo público. Outras duas questões investigavam a receptividade dos estudantes à atividade. Os resultados mostraram um número expressivo de acertos. Dos trinta e oito alunos que responderam o formulário, trinta e quatro (89,5%) acertaram seis ou sete questões, um desempenho considerado satisfatório. Apenas dois alunos acertaram quatro questões, representando 5,3% do total e o menor número de acertos. Além disso, todos os alunos relataram ter gostado da proposta, com comentários adicionais significativamente positivos. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem foram receptivos a metodologias que incorporam elementos comuns ao seu dia-a-dia, destacando-se como estratégias úteis para contextualizar o conteúdo e facilitar a construção e instrumentalização de conceitos em Farmacologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17277_TB7165_26102024182515.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "Carina Ioná de"
    "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113899
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7165
    "inscrito_id" => 17277
    "titulo" => "CASOS CLÍNICOS UTILIZANDO PERSONAGENS DA CULTURA POP COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA"
    "resumo" => "A disciplina de Farmacologia é essencial no currículo de diversos cursos da área da saúde, porém, frequentemente, sua abordagem se limita a aulas expositivas dialogadas. Além disso, são escassos os relatos de práticas pedagógicas que utilizam metodologias alternativas, próximas ao cotidiano dos alunos, que possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Com base nessa questão, este trabalho teve como objetivo empregar uma sequência didática e analisar sua contribuição no ensino de Farmacologia para Enfermagem. Para isso, alunos da disciplina de Farmacologia II para Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de dois momentos pedagógicos: 1º - Aula teórica expositiva dialogada sobre fármacos antidepressivos; 2º - Atividade baseada em casos clínicos de personagens da cultura pop. A atividade consistiu em um questionário semiestruturado produzido através do "Google Forms", contendo sete questões de múltipla escolha sobre casos clínicos típicos relacionados a antidepressivos clássicos, com pacientes representados por personagens de séries, animes e filmes conhecidos pelo público. Outras duas questões investigavam a receptividade dos estudantes à atividade. Os resultados mostraram um número expressivo de acertos. Dos trinta e oito alunos que responderam o formulário, trinta e quatro (89,5%) acertaram seis ou sete questões, um desempenho considerado satisfatório. Apenas dois alunos acertaram quatro questões, representando 5,3% do total e o menor número de acertos. Além disso, todos os alunos relataram ter gostado da proposta, com comentários adicionais significativamente positivos. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem foram receptivos a metodologias que incorporam elementos comuns ao seu dia-a-dia, destacando-se como estratégias úteis para contextualizar o conteúdo e facilitar a construção e instrumentalização de conceitos em Farmacologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17277_TB7165_26102024182515.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "Carina Ioná de"
    "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A disciplina de Farmacologia é essencial no currículo de diversos cursos da área da saúde, porém, frequentemente, sua abordagem se limita a aulas expositivas dialogadas. Além disso, são escassos os relatos de práticas pedagógicas que utilizam metodologias alternativas, próximas ao cotidiano dos alunos, que possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Com base nessa questão, este trabalho teve como objetivo empregar uma sequência didática e analisar sua contribuição no ensino de Farmacologia para Enfermagem. Para isso, alunos da disciplina de Farmacologia II para Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de dois momentos pedagógicos: 1º - Aula teórica expositiva dialogada sobre fármacos antidepressivos; 2º - Atividade baseada em casos clínicos de personagens da cultura pop. A atividade consistiu em um questionário semiestruturado produzido através do "Google Forms", contendo sete questões de múltipla escolha sobre casos clínicos típicos relacionados a antidepressivos clássicos, com pacientes representados por personagens de séries, animes e filmes conhecidos pelo público. Outras duas questões investigavam a receptividade dos estudantes à atividade. Os resultados mostraram um número expressivo de acertos. Dos trinta e oito alunos que responderam o formulário, trinta e quatro (89,5%) acertaram seis ou sete questões, um desempenho considerado satisfatório. Apenas dois alunos acertaram quatro questões, representando 5,3% do total e o menor número de acertos. Além disso, todos os alunos relataram ter gostado da proposta, com comentários adicionais significativamente positivos. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem foram receptivos a metodologias que incorporam elementos comuns ao seu dia-a-dia, destacando-se como estratégias úteis para contextualizar o conteúdo e facilitar a construção e instrumentalização de conceitos em Farmacologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.