Esta pesquisa refletiu sobre a formação docente com vista a inclusão de estudantes com deficiência para ter um entendimento a partir do conceito de esclarecimento deixado por Adorno. Dessa forma, teve-se como objetivo geral conhecer as contribuições do conceito adorniano de esclarecimento buscando fazer relação com as discussões a respeito da formação docente na perspectiva da inclusão escolar e como objetivos específicos buscou-se, evidenciar a concepção de esclarecimento a partir de Adorno e a relação com a formação docente, além de refletir sobre o conceito de inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, tendo como corpus teórico para fundamentação estudiosos como: Adorno (1995), Adorno e Horkheimer (1985), Mendes (2017), Costa (2011). Com este trabalho foi possível observar que a formação docente com o olhar na inclusão escolar não pode limitar-se a ser mera forma de instrumentalizar/atualizar os professores, a partir de uma racionalidade prática, mas que favoreça o esclarecimento, de maneira a permitir ao professor um posicionamento autônomo, consciente, fundamentado e crítico diante da dinâmica da vida escolar.