A busca incessante por métodos de ensino que sejam eficazes e envolventes é uma realidade no âmbito educacional. O relato de experiência, conduzido na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Cecilia Estolano Meireles com a turma do 8º B do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, teve por objetivo explorar duas abordagens distintas de ensino: o método expositivo dialogado e a gamificação. Inicialmente, foi adotado o método expositivo dialogado, no qual o professor incentivou discussões e interações sobre conceitos financeiros com os alunos, analisando a coesão das dúvidas dos alunos com o tema, bem como a interação e participação dos mesmos. Posteriormente, foi introduzido a gamificação como estratégia de ensino, utilizando elementos de jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Os resultados foram obtidos por meio das observações realizadas durante a execução utilizando análises qualitativas, destacando a conduta dos alunos em relação às as abordagens. Enquanto o método expositivo dialogado foi apreciado pela interatividade e clareza na transmissão de informações, a gamificação recebeu elogios pela capacidade de motivar os alunos e tornar o aprendizado mais atrativo. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de equilibrar o tempo de interação e a cobertura do conteúdo no método expositivo, e a complexidade de desenvolver atividades de gamificação relevantes e instrutivas. Esses resultados oferecem importantes percepções para os educadores interessados em diversificar suas práticas de ensino e aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos.