Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO SEM TABUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109370
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 2694
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO SEM TABUS"
    "resumo" => "A educação sexual no âmbito escolar corresponde ao processo de busca pelo conhecimento necessário para lidar com questões relacionadas à sexualidade de forma saudável. Trata-se de um assunto delicado que existe desde os tempos antigos até os dias atuais. A polêmica que envolve esse assunto existe por diversos fatores, que vão desde razões teológicas, ético morais, cultural até as mídias sociais. Partindo dessa assertiva, o presente artigo discute os desafios e as estratégias para garantir uma educação sem tabus, destacando a importância de desenvolver nas unidades de ensino uma Educação Sexual informativa, inclusiva, equitativa e integral, além de desmistificar alguns significados atribuídos a este tema de forma errônea por uma sociedade conservadora. A pesquisa é bibliográfica, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. A fonte do estudo foram os artigos publicados em Português, em periódicos do campo educacional, divulgados nas plataformas como: Scielo, no período de 2010 a 2023. A análise dos dados ancorou-se nos construtos teóricos de Figueiró (2010), dentre outros. A discussão dos dados e informações arroladas no estudo demonstram que os principais desafios enfrentados no trabalho com a educação sexual dizem respeito a dificuldade em trazer o assunto para a sala de aula. Portanto, faz-se necessário que nossas escolas dialoguem abertamente sobre o assunto com os pais/responsáveis dos estudantes, escutem suas concepções de sexualidade e busquem encontrar um equilíbrio entre as diferentes perspectivas aceitas socialmente para uma educação sexual integradora do ser humano. Além disso, exige-se formação inicial e continuada dos profissionais da educação, de modo a abordarem com segurança a temática para os estudantes, além de políticas públicas que incentivem e garantam o direito dos estudantes educarem-se sobre essa dimensão tão importante na definição da identidade dos seres humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2694_TB714_29022024021516.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA NICOLE PESSOA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE PESSOA"
    "autor_email" => "nicolesousa99054@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109370
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 2694
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO SEM TABUS"
    "resumo" => "A educação sexual no âmbito escolar corresponde ao processo de busca pelo conhecimento necessário para lidar com questões relacionadas à sexualidade de forma saudável. Trata-se de um assunto delicado que existe desde os tempos antigos até os dias atuais. A polêmica que envolve esse assunto existe por diversos fatores, que vão desde razões teológicas, ético morais, cultural até as mídias sociais. Partindo dessa assertiva, o presente artigo discute os desafios e as estratégias para garantir uma educação sem tabus, destacando a importância de desenvolver nas unidades de ensino uma Educação Sexual informativa, inclusiva, equitativa e integral, além de desmistificar alguns significados atribuídos a este tema de forma errônea por uma sociedade conservadora. A pesquisa é bibliográfica, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. A fonte do estudo foram os artigos publicados em Português, em periódicos do campo educacional, divulgados nas plataformas como: Scielo, no período de 2010 a 2023. A análise dos dados ancorou-se nos construtos teóricos de Figueiró (2010), dentre outros. A discussão dos dados e informações arroladas no estudo demonstram que os principais desafios enfrentados no trabalho com a educação sexual dizem respeito a dificuldade em trazer o assunto para a sala de aula. Portanto, faz-se necessário que nossas escolas dialoguem abertamente sobre o assunto com os pais/responsáveis dos estudantes, escutem suas concepções de sexualidade e busquem encontrar um equilíbrio entre as diferentes perspectivas aceitas socialmente para uma educação sexual integradora do ser humano. Além disso, exige-se formação inicial e continuada dos profissionais da educação, de modo a abordarem com segurança a temática para os estudantes, além de políticas públicas que incentivem e garantam o direito dos estudantes educarem-se sobre essa dimensão tão importante na definição da identidade dos seres humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2694_TB714_29022024021516.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA NICOLE PESSOA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE PESSOA"
    "autor_email" => "nicolesousa99054@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação sexual no âmbito escolar corresponde ao processo de busca pelo conhecimento necessário para lidar com questões relacionadas à sexualidade de forma saudável. Trata-se de um assunto delicado que existe desde os tempos antigos até os dias atuais. A polêmica que envolve esse assunto existe por diversos fatores, que vão desde razões teológicas, ético morais, cultural até as mídias sociais. Partindo dessa assertiva, o presente artigo discute os desafios e as estratégias para garantir uma educação sem tabus, destacando a importância de desenvolver nas unidades de ensino uma Educação Sexual informativa, inclusiva, equitativa e integral, além de desmistificar alguns significados atribuídos a este tema de forma errônea por uma sociedade conservadora. A pesquisa é bibliográfica, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. A fonte do estudo foram os artigos publicados em Português, em periódicos do campo educacional, divulgados nas plataformas como: Scielo, no período de 2010 a 2023. A análise dos dados ancorou-se nos construtos teóricos de Figueiró (2010), dentre outros. A discussão dos dados e informações arroladas no estudo demonstram que os principais desafios enfrentados no trabalho com a educação sexual dizem respeito a dificuldade em trazer o assunto para a sala de aula. Portanto, faz-se necessário que nossas escolas dialoguem abertamente sobre o assunto com os pais/responsáveis dos estudantes, escutem suas concepções de sexualidade e busquem encontrar um equilíbrio entre as diferentes perspectivas aceitas socialmente para uma educação sexual integradora do ser humano. Além disso, exige-se formação inicial e continuada dos profissionais da educação, de modo a abordarem com segurança a temática para os estudantes, além de políticas públicas que incentivem e garantam o direito dos estudantes educarem-se sobre essa dimensão tão importante na definição da identidade dos seres humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.