Introdução: O trabalho intitulado: A Inclusão de Alunos Com Autismo Nos Projetos da Biblioteca Patativa do Assaré, realizado na escola Municipal da rede pública de Fortaleza, vem fortalecendo os laços de Inclusão e acessibilidade dos alunos nos pequenos espaços no dia a dia. Tendo como Objetivos: Inclusão de alunos com Autismo nos projetos desenvolvido no ambiente da biblioteca com diversidades de atividades, e descobrindo seu foco em determinados assuntos. No referencial teórico: Braga (2018), que traz orientações para professores e familiares nas formações de pessoas com autismo, Saraiva (2001), que retrata a importância da literatura nos espaços escolar, Fioravante (2022), em seu livro faz um percurso na importância da biblioteca para a formação como também surgimento e origem nos ambientes escolares, Pereira (2022) que traze relato de uso de biblioteca por opção online, e outros autores que enfatizam a utilização da biblioteca sendo uma ferramenta deve ser acessível a todo cidadão sem exclusão. Quanto a metodologia: Por se tratar de uma pesquisa exploratória e qualitativa, justificando-se pela necessidade de refletir acerca das contribuições traz para o desenvolvimento dos alunos que são autistas, além de análises sobre as diferentes construções, tendo os livros, textos e diversificação (Gêneros) literária como referência de várias linguagens que formam expressividade humana. Para os resultados, situação foi desafiadora, mas satisfatório durante o percurso de desenvolvimento do projeto, com auxilio da assistente de inclusão, e assim a cada projeto em sempre algum se faz presente de acordo com sua expectativa, ou seja, seu foco.