Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CENTRO EDUCACIONAL NOVA GERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113554
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6671
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "ABORDAGEM DA RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CENTRO EDUCACIONAL NOVA GERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O Centro Educacional Nova Geração pertence ao município de Salvador e está localizado na comunidade de Periperi. O Projeto Família e Escola traz como proposta a inserção e participação dos pais e responsáveis nas ações da escola, principalmente através da contação de história nas turmas da Educação Infantil. O presente trabalho buscou abordar a relação entre família e escola a partir da contação de história na Educação Infantil. Além de investigar as docentes das turmas, houve também a participação dos pais e responsáveis inseridos(as) no projeto. As estratégias metodológicas utilizadas foram: observação das ações, questionário para docentes das turmas de Educação Infantil do Centro Educacional Nova Geração e questionário para os pais e responsáveis de estudantes da Educação Infantil que realizaram a contação de história. Os questionários utilizados foram aplicados de maneira voluntária, onde os mesmos poderiam ser respondidos com opção de identificação do(a) indivíduo questionado(a). Este trabalho avaliou diversos aspectos que estão ligados à relação Família x Escola, no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização da contação de história na Educação Infantil. Através do estudo de caso em questão, foi possível perceber a importância do referido projeto para a escola, diante das propostas pedagógicas, para a família, com a valorização do seu papel e participação na formação do indivíduo e, principalmente para as crianças, que agregam valores no seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4296_TB6671_09062024213115.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO ENCARNAÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.encarnacao@cenovageracao.net"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113554
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6671
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "ABORDAGEM DA RELAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CENTRO EDUCACIONAL NOVA GERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O Centro Educacional Nova Geração pertence ao município de Salvador e está localizado na comunidade de Periperi. O Projeto Família e Escola traz como proposta a inserção e participação dos pais e responsáveis nas ações da escola, principalmente através da contação de história nas turmas da Educação Infantil. O presente trabalho buscou abordar a relação entre família e escola a partir da contação de história na Educação Infantil. Além de investigar as docentes das turmas, houve também a participação dos pais e responsáveis inseridos(as) no projeto. As estratégias metodológicas utilizadas foram: observação das ações, questionário para docentes das turmas de Educação Infantil do Centro Educacional Nova Geração e questionário para os pais e responsáveis de estudantes da Educação Infantil que realizaram a contação de história. Os questionários utilizados foram aplicados de maneira voluntária, onde os mesmos poderiam ser respondidos com opção de identificação do(a) indivíduo questionado(a). Este trabalho avaliou diversos aspectos que estão ligados à relação Família x Escola, no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização da contação de história na Educação Infantil. Através do estudo de caso em questão, foi possível perceber a importância do referido projeto para a escola, diante das propostas pedagógicas, para a família, com a valorização do seu papel e participação na formação do indivíduo e, principalmente para as crianças, que agregam valores no seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4296_TB6671_09062024213115.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO ENCARNAÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.encarnacao@cenovageracao.net"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Centro Educacional Nova Geração pertence ao município de Salvador e está localizado na comunidade de Periperi. O Projeto Família e Escola traz como proposta a inserção e participação dos pais e responsáveis nas ações da escola, principalmente através da contação de história nas turmas da Educação Infantil. O presente trabalho buscou abordar a relação entre família e escola a partir da contação de história na Educação Infantil. Além de investigar as docentes das turmas, houve também a participação dos pais e responsáveis inseridos(as) no projeto. As estratégias metodológicas utilizadas foram: observação das ações, questionário para docentes das turmas de Educação Infantil do Centro Educacional Nova Geração e questionário para os pais e responsáveis de estudantes da Educação Infantil que realizaram a contação de história. Os questionários utilizados foram aplicados de maneira voluntária, onde os mesmos poderiam ser respondidos com opção de identificação do(a) indivíduo questionado(a). Este trabalho avaliou diversos aspectos que estão ligados à relação Família x Escola, no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização da contação de história na Educação Infantil. Através do estudo de caso em questão, foi possível perceber a importância do referido projeto para a escola, diante das propostas pedagógicas, para a família, com a valorização do seu papel e participação na formação do indivíduo e, principalmente para as crianças, que agregam valores no seu desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.