Este artigo pretende apresentar a experiência da Revista Estudos IAT, revista acadêmica do Instituto Anísio Teixeira, como uma política pública voltada para a produção e difusão do conhecimento. A Revista Estudos IAT se configura como um espaço de valorização do trabalho acadêmico realizado em educação, incentivando a produção intelectual dos(as) educadores(as), estudantes e pesquisadores(as) das redes públicas de ensino, proporcionando a divulgação de estudos e práticas pedagógicas inovadoras. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo se propõe a analisar temáticas dos textos submetidos, aprovados e publicados na Revista Estudos IAT, em suas três últimas edições regulares, bem como as redes que são constituídas por meio das autorias e coautorias dos artigos apresentados. Além disso, interessa avaliar o alcance das publicações, por meio análise das instituições de vinculação dos autores, refletindo sobre papel fundamental na democratização do acesso ao conhecimento de maneira que as produções acadêmicas estejam disponíveis para uma ampla audiência. Os resultados apontam que os artigos publicados na Revista Estudos IAT seguem uma tendência de integração entre teoria e prática e discutem temáticas relevantes para educação pública, destacando a importância de políticas públicas que incentivem a produção acadêmica, o que evidencia o potencial transformador e de difusão do conhecimento.