O artigo busca analisar as contribuições da psicologia histórico-cultural na concretude da constituição do ser professor processada por alunos concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo referenciado pelo aporte teórico da psicologia histórico-cultural, tem como base a produção de conhecimento do psicólogo russo Lev Semyonovich Vygotsky (1896 - 1934), o método adotado foi o materialismo histórico-dialético, a partir dos pressupostos teóricos de Karl Marx (1818 - 1883). Para alcançar o objetivo do estudo, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994), no estudo do tipo exploratório e e descritivo (Gil, 2002) , no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em duas fontes: documental (pesquisa bibliográfica e documental) e empírica (aplicação de questionário). A informação coletada é sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa delineiam um diagnóstico dos conceitos oriundos da psicologia histórico-cultural que os concluintes em Pedagogia da UFRN constroem e operacionalizam ao longo da sua formação inicial em diálogo com os campos de estágio supervisionado, atividades de pesquisa ou extensão, sobressaindo a subjetividade em contexto sócio-histórico-cultural. Portanto, e estudo expressa que no âmbito da psicologia histórico-cultural é essencial o entendimento do aluno enquanto ser histórico e cultural e o professor mediador social fundamental no processo educativo.