A presente pesquisa teve por objetivo abordar a problemática do desperdício do papel e as várias possibilidades de reciclagem que esse material pode apresentar. A temática é apresentada e discutida na comunidade escolar de forma expositiva e dialogada, tendo como o principal público 17 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belém/PA. De modo que, esses indivíduos podem e devem ser encorajados a identificar-se enquanto propagadores e agentes diretos dos ideais de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente na localidade em que residem. A proposta de tema foi levantada a partir da necessidade de desenvolver uma atividade para a culminância integrada dos componentes curriculares Biologia, Física e Química de uma Universidade Pública também situada em Belém-PA. Desse modo, o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, conforme os trabalhos de Silva e Menezes (2001) e Cervo, Bervian e Silva (2007), respectivamente. Como resultado obtido por meio da apresentação da problemática em sala, notou-se que, os alunos, demonstraram interesse sobre o tema, sendo possuidores de conhecimentos prévios acerca de conceitos como: reciclagem, coleta seletiva, sustentabilidade e outros. Devido à participação de um evento realizado pela escola, em que, na oportunidade, foram explorados assuntos referentes ao meio ambiente e sustentabilidade, gerando nos alunos o sentimento de cuidado e preservação e além da necessidade de ação no contexto em que vivem.