EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6549 "inscrito_id" => 10041 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA" "resumo" => "As discussões acerca do patrimônio e de sua preservação têm se tornado cada vez mais escassa na sociedade. E se tratando da educação, um espaço de trocas de conhecimentos, espera-se que trabalhe essas questões. Percebe-se que dentro da educação formal ainda existe um afastamento acerca dessas temáticas que relacionam a proteção do patrimônio cultural, sendo trabalhadas de forma muito singular (FÉLIX, 2019). Se tratando ainda da escola de tempo integral, entende-se que esta busca englobar todos os tipos diferentes de conhecimento, dando maiores oportunidades ao estudante, em escolher as temáticas que terá acesso durante sua formação. Através desses questionamentos, decidiu-se realizar um projeto em uma escola de educação integral que utiliza em sua grade de disciplinas eletivas, ou dos Itinerários Formativos, uma discussão acerca da educação patrimonial. Dessa forma a ideia era a realização de discussões acerca das temáticas que envolvem a educação patrimonial, para posteriormente fazer uma visita guiada na cidade de Icó, a qual possui um verdadeiro museu arquitetônico à céu aberto, e é local de moradia dos estudantes da pesquisa, e posteriormente, como produto, os estudantes deveriam produzir HQs acerca de algum bem que lhes chamou atenção, seja através da visita, ou de algo do seu próprio bairro. Percebeu-se que ao final da ação os estudantes conseguiram construir um conhecimento abrangente sobre a temática, evidenciando a participação ativa dos mesmos, em todo o processo formativo, fator que foi de suma importância. Além disso, destacamos a relevância de métodos ativos nos processos educativos, uma vez que estes conseguem resultados positivos na construção do conhecimento do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10041_TB6549_17102024161004.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANY HENRIQUE FÉLIX" "autor_nome_curto" => "Laiany Félix" "autor_email" => "laianyfelix24@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113461 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6549 "inscrito_id" => 10041 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA" "resumo" => "As discussões acerca do patrimônio e de sua preservação têm se tornado cada vez mais escassa na sociedade. E se tratando da educação, um espaço de trocas de conhecimentos, espera-se que trabalhe essas questões. Percebe-se que dentro da educação formal ainda existe um afastamento acerca dessas temáticas que relacionam a proteção do patrimônio cultural, sendo trabalhadas de forma muito singular (FÉLIX, 2019). Se tratando ainda da escola de tempo integral, entende-se que esta busca englobar todos os tipos diferentes de conhecimento, dando maiores oportunidades ao estudante, em escolher as temáticas que terá acesso durante sua formação. Através desses questionamentos, decidiu-se realizar um projeto em uma escola de educação integral que utiliza em sua grade de disciplinas eletivas, ou dos Itinerários Formativos, uma discussão acerca da educação patrimonial. Dessa forma a ideia era a realização de discussões acerca das temáticas que envolvem a educação patrimonial, para posteriormente fazer uma visita guiada na cidade de Icó, a qual possui um verdadeiro museu arquitetônico à céu aberto, e é local de moradia dos estudantes da pesquisa, e posteriormente, como produto, os estudantes deveriam produzir HQs acerca de algum bem que lhes chamou atenção, seja através da visita, ou de algo do seu próprio bairro. Percebeu-se que ao final da ação os estudantes conseguiram construir um conhecimento abrangente sobre a temática, evidenciando a participação ativa dos mesmos, em todo o processo formativo, fator que foi de suma importância. Além disso, destacamos a relevância de métodos ativos nos processos educativos, uma vez que estes conseguem resultados positivos na construção do conhecimento do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10041_TB6549_17102024161004.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANY HENRIQUE FÉLIX" "autor_nome_curto" => "Laiany Félix" "autor_email" => "laianyfelix24@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }