As discussões acerca do patrimônio e de sua preservação têm se tornado cada vez mais escassa na sociedade. E se tratando da educação, um espaço de trocas de conhecimentos, espera-se que trabalhe essas questões. Percebe-se que dentro da educação formal ainda existe um afastamento acerca dessas temáticas que relacionam a proteção do patrimônio cultural, sendo trabalhadas de forma muito singular (FÉLIX, 2019). Se tratando ainda da escola de tempo integral, entende-se que esta busca englobar todos os tipos diferentes de conhecimento, dando maiores oportunidades ao estudante, em escolher as temáticas que terá acesso durante sua formação. Através desses questionamentos, decidiu-se realizar um projeto em uma escola de educação integral que utiliza em sua grade de disciplinas eletivas, ou dos Itinerários Formativos, uma discussão acerca da educação patrimonial. Dessa forma a ideia era a realização de discussões acerca das temáticas que envolvem a educação patrimonial, para posteriormente fazer uma visita guiada na cidade de Icó, a qual possui um verdadeiro museu arquitetônico à céu aberto, e é local de moradia dos estudantes da pesquisa, e posteriormente, como produto, os estudantes deveriam produzir HQs acerca de algum bem que lhes chamou atenção, seja através da visita, ou de algo do seu próprio bairro. Percebeu-se que ao final da ação os estudantes conseguiram construir um conhecimento abrangente sobre a temática, evidenciando a participação ativa dos mesmos, em todo o processo formativo, fator que foi de suma importância. Além disso, destacamos a relevância de métodos ativos nos processos educativos, uma vez que estes conseguem resultados positivos na construção do conhecimento do estudante.