EDUCAÇÃO E VOCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109646 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1075 "inscrito_id" => 7587 "titulo" => "EDUCAÇÃO E VOCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A educação desempenha um papel relevante na construção e remodelação da sociedade, sendo os professores peças fundamentais dessa engrenagem. Nesse contexto, a prática docente atua como uma força catalisadora para a transformação social dos alunos. Em um ambiente escolar plural, que abrange uma diversidade de docentes, é necessário investigar os processos formativos desses profissionais e identificar os caminhos que os levaram a ingressar e permanecer na área da educação. Muitas vezes, os professores iniciam suas atividades sem uma compreensão plena do impacto que a educação pode exercer na vida de cada indivíduo. Este artigo propõe-se a pesquisar a relação entre vocação educacional e a prática docente na educação básica, considerando os desafios e as potencialidades vivenciados pelos professores de uma escola de educação básica no município de Parnamirim – RN. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma pesquisa participante que envolveu o corpo técnico pedagógico e os professores regentes de turma. Adotamos uma abordagem quanti-qualitativa como metodologia, utilizando entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Após análise de dados destacamos que o tema da educação como vocação é ainda pouco explorado. Embora a vocação para ser professor seja essencial na prática docente, identificamos desafios significativos, como a falta de capacitação, a carga excessiva de tarefas, a ausência de valorização financeira e reconhecimento profissional, bem como a carência de um plano de carreira. Essas barreiras persistem, afetando a motivação e prejudicando a capacidade de proporcionar uma educação eficaz e significativa aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7587_TB1075_29102024185447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE OLIVEIRA DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "martins.giselleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109646 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1075 "inscrito_id" => 7587 "titulo" => "EDUCAÇÃO E VOCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A educação desempenha um papel relevante na construção e remodelação da sociedade, sendo os professores peças fundamentais dessa engrenagem. Nesse contexto, a prática docente atua como uma força catalisadora para a transformação social dos alunos. Em um ambiente escolar plural, que abrange uma diversidade de docentes, é necessário investigar os processos formativos desses profissionais e identificar os caminhos que os levaram a ingressar e permanecer na área da educação. Muitas vezes, os professores iniciam suas atividades sem uma compreensão plena do impacto que a educação pode exercer na vida de cada indivíduo. Este artigo propõe-se a pesquisar a relação entre vocação educacional e a prática docente na educação básica, considerando os desafios e as potencialidades vivenciados pelos professores de uma escola de educação básica no município de Parnamirim – RN. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma pesquisa participante que envolveu o corpo técnico pedagógico e os professores regentes de turma. Adotamos uma abordagem quanti-qualitativa como metodologia, utilizando entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Após análise de dados destacamos que o tema da educação como vocação é ainda pouco explorado. Embora a vocação para ser professor seja essencial na prática docente, identificamos desafios significativos, como a falta de capacitação, a carga excessiva de tarefas, a ausência de valorização financeira e reconhecimento profissional, bem como a carência de um plano de carreira. Essas barreiras persistem, afetando a motivação e prejudicando a capacidade de proporcionar uma educação eficaz e significativa aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7587_TB1075_29102024185447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE OLIVEIRA DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "martins.giselleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }