A presente proposta apresenta-se, como mais uma ferramenta no contexto do ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de oferecer aos nossos alunos habilidades e consequentemente competências necessárias, para um uso eficiente da Língua Portuguesa em seus aspectos escritos e orais, além de criar estratégias para elaboração de textos argumentativos, exercitando a capacidade de elaboração e defesa de argumentos, observação e raciocínio crítico. Estimulando assim que eles exerçam a cidadania que é conferida a todos em sua plenitude. Nesse sentido, nosso objetivo é estimular através da realização de um Júri Simulado a capacidade de elaboração e defesa de argumentos escritos e orais. A partir da sugestão da leitura, sempre de uma obra literária brasileira ou estrangeira, que evidencie divergência de opiniões no entendimento de seu desfecho. Realizamos um Júri Simulado com todos os aspectos e elementos de um Júri Real apresentado para outras da Escola, na intenção de, a partir do confronto de idéias garantir a capacidade de argumentação. A avaliação dar-se-á, a partir da observação com atribuição de notas dos argumentos orais e escritos dos alunos, da postura e dicção dos mesmos em suas exposições orais, organização e articulação dos grupos na participação do Júri e análise das Peças Escritas (acusação, defesa e sentença).