Sistemas de tutoria inteligente são um conjunto de ferramentas aplicadas na Educação à Distância (EaD), baseadas em inteligência artificial (IA), que fornecem instrução personalizada e repostas automáticas aos alunos. No entanto, ainda é grande o número de evasão nos cursos de licenciaturas EaD em todo Brasil. Nesse sentido, o tutor presencial desempenha um papel fundamental, pois é sua função mediar a comunicação entre os discentes, professores e gestores, promovendo um ambiente mais humano e significativo. É necessário pensar em abordagens mais personalizadas e focada no aprendizado dos alunos, tornando os encontros presenciais mais produtivos. O objetivo desse trabalho foi alinhar ferramentas de IA de sistemas de tutoria inteligente as diferentes necessidades dos alunos dos cursos vinculados ao Polo IFPE EaD UAB da cidade de Gravatá - PE, a fim de proporcionar uma tutoria presencial mais personalizada. Este é um estudo experimental do tipo qualitativo, que tem como base uma revisão da literatura sobre sistemas de tutoria inteligente. Foram aplicados diferentes questionários semanais em grupos de alunos de distintos períodos e cursos. Os dados foram compilados de acordo com: a) Natureza do problema; b) Tempo de resposta ao aluno; c) Engajamento do aluno nas atividades online e presenciais; d) Rendimento do aluno; e) Perfil de risco de evasão. Foi observado que há diferenças entre as necessidades e portanto no tipo de assessoria por parte da tutoria presencial entre os alunos de distintos períodos, tais dificuldades abrangem: navegação nas plataformas digitais, pouco letramento digital, falta de organização para os estudos, entre outras. No entanto, essas dificuldades não diferem entre outros cursos EaD de centros distintos. Portanto, é evidente que as funções da tutoria presencial são imprescindíveis para a manutenção do vínculo do discente e de sua performance durante a graduação, possibilitando uma experiência mais eficaz e produtiva.