TUTORIA INTELIGENTE: IMPLEMENTAÇÃO DE IA PARA SUPORTE PERSONALIZADO NAS ATIVIDADES DE UMA TUTORIA PRESENCIAL DO IFPE - POLO EAD UAB GRAVATÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 16772 "titulo" => "TUTORIA INTELIGENTE: IMPLEMENTAÇÃO DE IA PARA SUPORTE PERSONALIZADO NAS ATIVIDADES DE UMA TUTORIA PRESENCIAL DO IFPE - POLO EAD UAB GRAVATÁ" "resumo" => "Sistemas de tutoria inteligente são um conjunto de ferramentas aplicadas na Educação à Distância (EaD), baseadas em inteligência artificial (IA), que fornecem instrução personalizada e repostas automáticas aos alunos. No entanto, ainda é grande o número de evasão nos cursos de licenciaturas EaD em todo Brasil. Nesse sentido, o tutor presencial desempenha um papel fundamental, pois é sua função mediar a comunicação entre os discentes, professores e gestores, promovendo um ambiente mais humano e significativo. É necessário pensar em abordagens mais personalizadas e focada no aprendizado dos alunos, tornando os encontros presenciais mais produtivos. O objetivo desse trabalho foi alinhar ferramentas de IA de sistemas de tutoria inteligente as diferentes necessidades dos alunos dos cursos vinculados ao Polo IFPE EaD UAB da cidade de Gravatá - PE, a fim de proporcionar uma tutoria presencial mais personalizada. Este é um estudo experimental do tipo qualitativo, que tem como base uma revisão da literatura sobre sistemas de tutoria inteligente. Foram aplicados diferentes questionários semanais em grupos de alunos de distintos períodos e cursos. Os dados foram compilados de acordo com: a) Natureza do problema; b) Tempo de resposta ao aluno; c) Engajamento do aluno nas atividades online e presenciais; d) Rendimento do aluno; e) Perfil de risco de evasão. Foi observado que há diferenças entre as necessidades e portanto no tipo de assessoria por parte da tutoria presencial entre os alunos de distintos períodos, tais dificuldades abrangem: navegação nas plataformas digitais, pouco letramento digital, falta de organização para os estudos, entre outras. No entanto, essas dificuldades não diferem entre outros cursos EaD de centros distintos. Portanto, é evidente que as funções da tutoria presencial são imprescindíveis para a manutenção do vínculo do discente e de sua performance durante a graduação, possibilitando uma experiência mais eficaz e produtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16772_TB6767_16102024110633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA RODRIGUES DE LEMOS GITIRANA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "rlemos00@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 16772 "titulo" => "TUTORIA INTELIGENTE: IMPLEMENTAÇÃO DE IA PARA SUPORTE PERSONALIZADO NAS ATIVIDADES DE UMA TUTORIA PRESENCIAL DO IFPE - POLO EAD UAB GRAVATÁ" "resumo" => "Sistemas de tutoria inteligente são um conjunto de ferramentas aplicadas na Educação à Distância (EaD), baseadas em inteligência artificial (IA), que fornecem instrução personalizada e repostas automáticas aos alunos. No entanto, ainda é grande o número de evasão nos cursos de licenciaturas EaD em todo Brasil. Nesse sentido, o tutor presencial desempenha um papel fundamental, pois é sua função mediar a comunicação entre os discentes, professores e gestores, promovendo um ambiente mais humano e significativo. É necessário pensar em abordagens mais personalizadas e focada no aprendizado dos alunos, tornando os encontros presenciais mais produtivos. O objetivo desse trabalho foi alinhar ferramentas de IA de sistemas de tutoria inteligente as diferentes necessidades dos alunos dos cursos vinculados ao Polo IFPE EaD UAB da cidade de Gravatá - PE, a fim de proporcionar uma tutoria presencial mais personalizada. Este é um estudo experimental do tipo qualitativo, que tem como base uma revisão da literatura sobre sistemas de tutoria inteligente. Foram aplicados diferentes questionários semanais em grupos de alunos de distintos períodos e cursos. Os dados foram compilados de acordo com: a) Natureza do problema; b) Tempo de resposta ao aluno; c) Engajamento do aluno nas atividades online e presenciais; d) Rendimento do aluno; e) Perfil de risco de evasão. Foi observado que há diferenças entre as necessidades e portanto no tipo de assessoria por parte da tutoria presencial entre os alunos de distintos períodos, tais dificuldades abrangem: navegação nas plataformas digitais, pouco letramento digital, falta de organização para os estudos, entre outras. No entanto, essas dificuldades não diferem entre outros cursos EaD de centros distintos. Portanto, é evidente que as funções da tutoria presencial são imprescindíveis para a manutenção do vínculo do discente e de sua performance durante a graduação, possibilitando uma experiência mais eficaz e produtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16772_TB6767_16102024110633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA RODRIGUES DE LEMOS GITIRANA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "rlemos00@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }