Este artigo traz como tema o projeto Africanidades na Educação Infantil e o seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos. O projeto foi desenvolvido com uma turma de infantil V, em uma escola pública localizada no Município de Fortaleza e abordou, de forma lúdica, a cultura afro-brasileira. O projeto foi elaborado e executado durante um estágio supervisionado em educação infantil e teve como objetivo desenvolver ações pedagógicas que abordassem a cultura afro-brasileira, de modo a promover uma conscientização nos educandos sobre a importância da valorização dessa cultura. A elaboração do projeto levou em consideração a lei 10.639/03 que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares do país, bem como o histórico de escravidão e segregação racial presentes na história do Brasil. Nesse sentido, ações pedagógicas que trabalhem a cultura afro- brasileira e africana são caminhos viáveis para a efetivação da legislação educacional e para a superação de problemas históricos causados por séculos de escravidão. O presente artigo tem como principal objetivo discorrer sobre o projeto Africanidades na Educação infantil, de modo a discursar sobre a importância de tal proposta pedagógica para o desenvolvimento do pensamento critico da criança na educação infantil. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa, realizada por meio de um estudo de campo e um levantamento bibliográfico para fundamentar tal problemática, embasada por documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) e autores como Renata Fernandes, Regiane Rossi, Andressa Reis, Stefania Magalhães, Paulo Freire e Glória Moura. Os resultados obtidos revelam a importância de práticas pedagógicas que valorizem a cultura afro-brasileira na educação infantil, mostrando que as crianças são capazes de interagirem e compreenderem a temática.