PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM PARADIGMA A SER QUEBRADO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109822 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1343 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM PARADIGMA A SER QUEBRADO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A linguagem se destaca como uma das formas mais significativas de expressão e representação de uma cultura nacional, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Da mesma forma que as linguagens primitivas evoluíram em direção ao contemporâneo, as línguas também se desenvolvem e se ajustam às demandas atuais. Por conseguinte, é fundamental que honremos a diversidade linguística que reflete a riqueza de uma nação, sobretudo no Brasil. Este Artigo consiste em uma análise bibliográfica de caráter qualitativo descritivo em revistas, textos acadêmicos, dissertações e teses com o objetivo de desconstruir o preconceito linguístico, reduzindo as disparidades linguísticas presentes nos contextos escolares e na sociedade. A proposta utiliza atores como Bagno (1999), Gomes (2011), Ilari (2011) e outros para teorizar sobre o preconceito linguístico em ambientes escolares. Realizamos busca na base de dados dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e, por fim, selecionamos artigos que atendiam plenamente aos objetivos deste artigo. A análise destas descobertas permite-nos examinar a importância do preconceito linguístico nos ambientes escolares e o papel dos educadores na utilização de múltiplas modalidades linguísticas na sala de aula, e de extrema importância que os alunos tenham conhecimento para que possam respeitar, compreender, valorizar as diferenças linguísticas, considerando que trate como prática social e não como erro gramatical." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2228_TB1343_29022024222046.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVANA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Jovana Araujo" "autor_email" => "jovanafreire03@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109822 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1343 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM PARADIGMA A SER QUEBRADO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A linguagem se destaca como uma das formas mais significativas de expressão e representação de uma cultura nacional, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Da mesma forma que as linguagens primitivas evoluíram em direção ao contemporâneo, as línguas também se desenvolvem e se ajustam às demandas atuais. Por conseguinte, é fundamental que honremos a diversidade linguística que reflete a riqueza de uma nação, sobretudo no Brasil. Este Artigo consiste em uma análise bibliográfica de caráter qualitativo descritivo em revistas, textos acadêmicos, dissertações e teses com o objetivo de desconstruir o preconceito linguístico, reduzindo as disparidades linguísticas presentes nos contextos escolares e na sociedade. A proposta utiliza atores como Bagno (1999), Gomes (2011), Ilari (2011) e outros para teorizar sobre o preconceito linguístico em ambientes escolares. Realizamos busca na base de dados dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e, por fim, selecionamos artigos que atendiam plenamente aos objetivos deste artigo. A análise destas descobertas permite-nos examinar a importância do preconceito linguístico nos ambientes escolares e o papel dos educadores na utilização de múltiplas modalidades linguísticas na sala de aula, e de extrema importância que os alunos tenham conhecimento para que possam respeitar, compreender, valorizar as diferenças linguísticas, considerando que trate como prática social e não como erro gramatical." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2228_TB1343_29022024222046.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVANA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Jovana Araujo" "autor_email" => "jovanafreire03@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }