O PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho visa refletir sobre a formação de professores, um tema fundamental para a busca de uma educação de qualidade, que vai além de reuniões esporádicas para auxiliar no planejamento anual dos professores. Uma formação bem realizada auxilia os professores a desenvolverem melhores metodologias em sala de aula e a fazerem diferença na educação. As políticas públicas educacionais são essenciais para garantir que o acesso à educação seja um direito de todos, conforme estabelecido por lei, além de trazer melhorias para a docência por meio da criação de programas pedagógicos. Dentre os diversos programas pedagógicos, este trabalho destaca o Programa de Residência Pedagógica. Assim, o objetivo principal é analisar a importância desse programa na formação inicial de professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender e explicar a dinâmica sócio histórica presente na realidade. Para isso, recorre-se aos estudos de Schön (1998), que propõem uma abordagem reflexiva de formação, e aos pesquisadores Contreras (2002), Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Gómez (1995), que preconizam a formação crítica reflexiva do professor. Para fundamentar a pesquisa, utiliza-se a revisão bibliográfica, apoiando-se em autores que discutem a temática de forma fidedigna, tais como Moura (2000), Tardif (2010), Kuenzer (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012) e Tavares, Sousa e Cruz (2019). Conclui-se que a formação docente está em constante construção e reconstrução, podendo transformar-se conforme a realidade histórico-cultural se modifica no ambiente social. Destaca-se também que o professor contemporâneo continua a enfrentar desafios na sua formação e no exercício da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6304_TB861_14052024231023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA OLIVEIRA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "Edna Oliveira" "autor_email" => "edinhapaz19@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho visa refletir sobre a formação de professores, um tema fundamental para a busca de uma educação de qualidade, que vai além de reuniões esporádicas para auxiliar no planejamento anual dos professores. Uma formação bem realizada auxilia os professores a desenvolverem melhores metodologias em sala de aula e a fazerem diferença na educação. As políticas públicas educacionais são essenciais para garantir que o acesso à educação seja um direito de todos, conforme estabelecido por lei, além de trazer melhorias para a docência por meio da criação de programas pedagógicos. Dentre os diversos programas pedagógicos, este trabalho destaca o Programa de Residência Pedagógica. Assim, o objetivo principal é analisar a importância desse programa na formação inicial de professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender e explicar a dinâmica sócio histórica presente na realidade. Para isso, recorre-se aos estudos de Schön (1998), que propõem uma abordagem reflexiva de formação, e aos pesquisadores Contreras (2002), Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Gómez (1995), que preconizam a formação crítica reflexiva do professor. Para fundamentar a pesquisa, utiliza-se a revisão bibliográfica, apoiando-se em autores que discutem a temática de forma fidedigna, tais como Moura (2000), Tardif (2010), Kuenzer (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012) e Tavares, Sousa e Cruz (2019). Conclui-se que a formação docente está em constante construção e reconstrução, podendo transformar-se conforme a realidade histórico-cultural se modifica no ambiente social. Destaca-se também que o professor contemporâneo continua a enfrentar desafios na sua formação e no exercício da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6304_TB861_14052024231023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA OLIVEIRA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "Edna Oliveira" "autor_email" => "edinhapaz19@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }