As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, estimulando a autonomia, a reflexão, a colaboração e a integração entre teoria e prática. Com isso, faz-se necessário, repensar o papel do professor na sala de aula, possibilitando que ele seja o mediador do processo ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou conscientizar os professores em formação, licenciandos do 3º semestre, do curso de licenciatura em Química do IFMT - Campus Confresa, que também fazem parte do Programa de Incentivo a Docsobre o uso de metodologias ativas no ensino de química. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a oito alunos da licenciatura em Química. Os resultados mostraram que os estudantes reconheceram a importância das metodologias ativas para a sua formação e para o seu futuro desempenho profissional em sala de aula, manifestando a intenção de utilizá-las em suas aulas. No entanto, também foi observado que a maioria dos alunos não tinha conhecimento prévio sobre as metodologias ativas e que enfrentavam dificuldades para aplicá-las no contexto escolar, sendo esse momento de grande valia para propiciar uma motivação nos acadêmicos para que sejam professores que busquem a autonomia de seus futuros estudantes. Portanto, através deste estudo, conclui-se que é necessário promover a formação contínua e continuada dos professores em formação, os sensibilizando em promover qualidade no processo educativo, para que as metodologias ativas possam ser efetivamente implementadas e avaliadas no ensino de química.