Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113186
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6167
    "inscrito_id" => 16206
    "titulo" => "SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16206_TB6167_25052024170326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA RECHETNICOU"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amandaolivrarte@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113186
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6167
    "inscrito_id" => 16206
    "titulo" => "SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16206_TB6167_25052024170326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA RECHETNICOU"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amandaolivrarte@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.