SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6167 "inscrito_id" => 16206 "titulo" => "SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16206_TB6167_25052024170326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA RECHETNICOU" "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "amandaolivrarte@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6167 "inscrito_id" => 16206 "titulo" => "SARAU LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFSERTÃOPE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16206_TB6167_25052024170326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA RECHETNICOU" "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "amandaolivrarte@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }