Este trabalho tem como objetivo apresentar potenciais contribuições do desenvolvimento de sarau literário no Ensino Médio como prática de letramento literário. Toma como base a experiência de realização de sarau, como Projeto de Extensão, no Campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), nos anos de 2022 e 2023. Trata-se de um trabalho que se fundamenta na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, considerando os problemas na formação do/da leitor/a no contexto do ensino de Literatura no Ensino Médio, ainda muito centrado no estudo histórico e fragmentado de escolas literárias. A discussão e interpretação foi realizada com ênfase nos estudos sobre letramento literário, sobretudo, na abordagem de Cosson (2015), bem como em pressupostos teóricos sobre o ensino de Literatura, como de Todorov (2009). Tal análise aponta para o sarau literário como uma importante prática de sensibilização artística e estética, contribuindo para o desenvolvimento do letramento literário, com potencial de conscientização ética e política, além de promover o interesse pela leitura, propiciando experiências lúdicas e interativas para os/as estudantes participantes. Ressalta-se, nesse sentido, a possibilidade de despertar, motivar, estimular e democratizar o acesso à leitura literária, formando leitores/as críticos/as, reflexivos/as e sensíveis à arte. Promove, além disso, o desenvolvimento de outras manifestações artísticas nesse contexto, como a música, a dança e o teatro, que também contribuem para a promoção de sensibilização estética.