Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRITOS EMUDECIDOS: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO ROMPIMENTO DO SILÊNCIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho de caráter bibliográfico explora, sob a perspectiva hermenêutica, os estudos de Tilman Fürniss (1993) sobre a violência sexual e a síndrome do segredo, em meio ao processo de silenciamento das vítimas de abuso sexual. Diante disso, aborda-se a família - primeiro núcleo de socialização do ser humano - e suas implicações na produção e no acobertamento do abuso sexual. O objetivo é compreender os medos, angústias e dilemas presentes na vida da criança violentada e, que, por consequência, originam o silenciamento, ocultação e negação do problema. A preocupação é esclarecer o quanto o silenciamento é um dos fatores que mais contribui para a intensificação do trauma e do sofrimento da vítima. Logo, o enfrentamento dessa situação é, justamente, um dos maiores desafios da educação e dos educadores que atuam com crianças que sofreram ou sofrem violência sexual. Para tanto, o rompimento do silêncio é o marco inicial na superação do trauma, onde a capacidade dialógica e a sensibilidade pedagógica do educador são indispensáveis.

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