Este trabalho originou-se do “Projeto de Escuta e Leitura: promovendo espaços de aprendizagens”, o qual foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Ramos – PB. Seu objetivo teve como foco investigar a problemática da ausência do domínio da leitura, bem como propor atividades didáticas envolvendo as capacidades de escuta e leitura dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª ao 5º ano), tendo como hipótese de que essas atividades auxiliam os professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem para a consolidação de competências e habilidades indicadas pela BNCC, principalmente as que estão relacionadas ao processo de alfabetização. O projeto foi implementado a partir de relatos dos professores que destacaram o problema de domínio da leitura por parte dos estudantes dessa etapa escolar, acentuado pelo período pandêmico. Sob esse enfoque, acredita-se que os resultados das avaliações externas favoreceram os depoimentos angustiantes dos docentes e serviram como ponto de partida para o percurso metodológico. Por meio da abordagem quali-qualitativa, apresenta-se a análise dos resultados de uma avaliação externa, do tipo diagnóstica, aplicada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Regime de Colaboração Integra Educação-PB. Nesse sentido, acredita-se que a implementação deste projeto, o qual está pautado no eixo Leitura/Escuta, possibilitou a ampliação do letramento discente, por meio da progressiva incorporação de estratégias de ensino voltadas ao uso da leitura de textos em diferentes níveis de complexidade.