O trabalho docente no modo de produção capitalista traz questões inerentes a profissão. É cada vez mais comum vermos professores se afastarem de suas atividades por questões de saúde mental. Além das questões de condições de trabalho e desvalorização da profissão, os professores passam por um processo de captura da sua subjetividade que o responsabiliza por diversos problemas advindos da sociedade capitalista e dos quais ele, que também está inserido nele, jamais conseguirá resolver. O presente trabalho busca evidenciar práticas de cuidado com a saúde socioemocional de professores que atuam em uma escola da Rede Municipal de Fortaleza. Constatou-se através de um questionário colaborativo como a saúde emocional desses profissionais encontra-se fragilizada. Os resultados, de forma geral, nos apontam à importância de refletirmos sobre a implementação de ações que auxiliem na saúde emocional dos professores. A Rede Municipal de ensino tem implementado algumas estratégias com o objetivo de minimizar os dados apontados na pesquisa , dentre as ações implementadas , citamos: calendário letivo anual com uma semana a cada mês na qual devem ser desenvolvidas atividades que promovam a saúde emocional da comunidade escolar ; formação específica com Psicomotricidade Relacional numa abordagem prática e teórica com atividades em grupo utilizando a comunicação corporal e o jogo espontâneo para impulsionar um processo de formação pessoal que qualifica as relações socioafetivas. Atualmente, atende cerca de 80 grupos formado por professores, coordenadores e diretores. Compreendendo a complexidade desse momento pós-pandêmico , uma escola da Rede Municipal de Fortaleza utilizando a sugestão da SME através da Semana de Saúde Emocional implementou, durante o ano letivo de 2023, ações de promoção à saúde mental e ao bem estar dos docentes da unidade escolar, dentre estas, destacamos: momentos de cuidado com o corpo através de massagens corporais; rodas de conversa e escuta ativa; palestra com uma psicóloga sobre autoestima e bem-estar; atendimento com uma nutricionista e tem promovido em alguns momentos lanches mais saudáveis. Todas essas ações têm fortalecido os vínculos da comunidade escolar e proporcionado saúde física, mental e emocional aos docentes.