O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, a fim de promover o letramento literário, em turmas do 9º ano, a partir do estudo da comunidade Riacho da Lama, pertencente ao Vale do Jiquiriça, cuja principal fonte de renda é a produção de farinha de mandioca. Buscamos embasamento na sequência didática proposta na obra Mãos que inspiram poesia, a arte da Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações (2020). Configura-se um trabalho de relevância social, política e acadêmica, com uma abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi a pesquisa bibliográfica. Construímos uma possibilidade de trabalho voltada para professores de Língua Portuguesa, do Vale do Jiquiriçá, em especial, mas que pode ser adaptada a outras realidades. A proposta visa alcançar resultados positivos para a construção do conhecimento literário de alunos do 9º ano, tais como: senso crítico, formação do leitor-escritor proficiente – ou seja, aquele que é capaz de identificar as mais diversas informações sendo elas explícitas ou implícitas, capaz de fazer comparações, inferências, inter-relacionar os mais variados textos, entre outros. Além disso, esperamos que esse trabalho ofereça ao professor mecanismos para a aproximação do discente com o gênero textual poema, além de proporcionar leituras que irão além do espaço escolar (sala de aula).