RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110342 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2090 "inscrito_id" => 8817 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA." "resumo" => "Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8817_TB2090_14102024195501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA D’ÁVILA PEREIRA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA COELHO" "autor_email" => "brendacoelhos@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110342 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2090 "inscrito_id" => 8817 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA." "resumo" => "Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8817_TB2090_14102024195501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA D’ÁVILA PEREIRA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA COELHO" "autor_email" => "brendacoelhos@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }