GAMIFICANDO AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM O WORDWALL: UMA ANÁLISE DO USO DESSA PLATAFORMA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109576 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 7463 "titulo" => "GAMIFICANDO AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM O WORDWALL: UMA ANÁLISE DO USO DESSA PLATAFORMA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a plataforma de jogos online digitais denominada Wordwall, a qual disponibiliza diversas funcionalidades e proporciona ao professor a oportunidade de criação de atividades variadas, o que permite a utilização do Wordwall para o ensino de conteúdos diversos. Dessa forma, essa plataforma pode ser útil para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos referentes à língua inglesa. Sendo assim, para a realização dessa pesquisa, primeiramente é feita uma revisão da teoria sociointeracionista baseada nos trabalhos de Vygostky (1978), da teoria do monitor a partir do criador dela (KRASHEN, 1985) e da hipótese do output tendo por base os estudos de Swain (1995). Em seguida, são apresentadas discussões sobre CALL (aprendizagem de línguas assistida por computador) e a gamificação em sala de aula, ambas discussões baseadas em Warschauer (1996) e Menezes (2019). Depois disso, é apresentada a metodologia utilizada nessa pesquisa - um estudo de caso. A teoria metodológica tem por base autores como Serrano (1994) e Flick (2009). Posteriormente, é feita uma discussão sobre o Wordwall à luz das teorias aqui apresentadas. Ao longo das discussões percebe-se que por mais atrativa que seja essa plataforma, ela não é inclusiva. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais sobre os resultados desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7463_TB986_27102024175847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANGELITA DUARTE" "autor_email" => "angelita.duarte@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109576 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 7463 "titulo" => "GAMIFICANDO AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM O WORDWALL: UMA ANÁLISE DO USO DESSA PLATAFORMA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a plataforma de jogos online digitais denominada Wordwall, a qual disponibiliza diversas funcionalidades e proporciona ao professor a oportunidade de criação de atividades variadas, o que permite a utilização do Wordwall para o ensino de conteúdos diversos. Dessa forma, essa plataforma pode ser útil para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos referentes à língua inglesa. Sendo assim, para a realização dessa pesquisa, primeiramente é feita uma revisão da teoria sociointeracionista baseada nos trabalhos de Vygostky (1978), da teoria do monitor a partir do criador dela (KRASHEN, 1985) e da hipótese do output tendo por base os estudos de Swain (1995). Em seguida, são apresentadas discussões sobre CALL (aprendizagem de línguas assistida por computador) e a gamificação em sala de aula, ambas discussões baseadas em Warschauer (1996) e Menezes (2019). Depois disso, é apresentada a metodologia utilizada nessa pesquisa - um estudo de caso. A teoria metodológica tem por base autores como Serrano (1994) e Flick (2009). Posteriormente, é feita uma discussão sobre o Wordwall à luz das teorias aqui apresentadas. Ao longo das discussões percebe-se que por mais atrativa que seja essa plataforma, ela não é inclusiva. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais sobre os resultados desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7463_TB986_27102024175847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANGELITA DUARTE" "autor_email" => "angelita.duarte@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }