Durante a Pandemia do Covid-19 as escolas adotaram medidas para o ensino remoto emergencial. No entanto, a falta de acesso à internet ou aos equipamentos que possibilitem a conexão para as aulas e/ou atividades, caracterizaram um dos principais desafios no processo ensino-aprendizagem. O trabalho presente teve como objetivo analisar os principais desafios relatados pelos estudantes de uma escola pública, durante o processo de adaptação a esse tipo de ensino, discutindo e refletindo sobre as expectativas do funcionamento das aulas não presenciais em uma escola pública no município de Chapadinha-MA. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa como mecanismo da descrição e interpretação do fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados por um formulário do Google Formulário onde os alunos de 4 turmas do Primeiro Ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino do município relataram expectativas e impressões sobre o ensino remoto. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. A aprendizagem no ensino remoto representou desafios que foram relatados pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, onde a problemática da desigualdade social é evidenciada, ocasionando o alargamento da exclusão digital. Foi possível diagnosticar as principais dificuldades dos sujeitos da pesquisa e perceber a amplitude dos motivos que os leva a não participação efetiva das aulas ministradas de forma online. As Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas precisam ser utilizadas levando em consideração a realidade do aluno, de forma a se tornar uma ferramenta para diminuição de desigualdades, mas também precisam estar sob o domínio do educador preparado para utilizá-las. Para isso, professores e alunos precisam ter acesso garantido à uma conexão de internet, hardware e software que os possibilitem se conectar com qualidade e eficiência.