DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111277 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3378 "inscrito_id" => 11858 "titulo" => "DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O texto tem como propósito trabalhar as reflexões originadas a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no decorrer do edital do Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência (PIBID). Nesse sentido, a atuação na escola teve como fio condutor a leitura de “Ensinando a transgredir” da escritora Norte-Americana Bell Hooks, bem como, o diálogo com as urgências dos estudantes da escola pública paulista e uma revisão das práticas docentes. As propostas foram desenvolvidas no momento até então dedicados a uma “Eletiva” pensando na Luta Antimanicomial através da Filosofia e da Arte, evidenciando novas formas de aprendizagem através da experimentação, seja por meio de filmes, Produções de improvisos Teatrais, Pintura ou Roda de conversa. Demonstrando através delas novos modos de posicionar o estudante como protagonista, relacionar conteúdos a serem aprendidos com seus conhecimentos prévios e suas diferentes maneiras de comunicação e aprendizado. Tal experiência, demonstra a importância da aproximação da universidade com o Ensino Público de modo a ser resistência e ponte para novas possibilidades e trocas de saberes entre licenciandos, professores em atuação e acima de tudo com os estudantes Por fim, observamos a necessidade de valorizar o brincar e o experimentar como forma de conhecer, elaborar, se posicionar, comunicar, construir saberes e afetos na sala de aula, sendo esse um ponto vital para resistir e manter a esperança na trajetória docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11858_TB3378_19042024222032.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE RODRIGUES MAMMANA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielle.mammana@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111277 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3378 "inscrito_id" => 11858 "titulo" => "DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O texto tem como propósito trabalhar as reflexões originadas a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no decorrer do edital do Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência (PIBID). Nesse sentido, a atuação na escola teve como fio condutor a leitura de “Ensinando a transgredir” da escritora Norte-Americana Bell Hooks, bem como, o diálogo com as urgências dos estudantes da escola pública paulista e uma revisão das práticas docentes. As propostas foram desenvolvidas no momento até então dedicados a uma “Eletiva” pensando na Luta Antimanicomial através da Filosofia e da Arte, evidenciando novas formas de aprendizagem através da experimentação, seja por meio de filmes, Produções de improvisos Teatrais, Pintura ou Roda de conversa. Demonstrando através delas novos modos de posicionar o estudante como protagonista, relacionar conteúdos a serem aprendidos com seus conhecimentos prévios e suas diferentes maneiras de comunicação e aprendizado. Tal experiência, demonstra a importância da aproximação da universidade com o Ensino Público de modo a ser resistência e ponte para novas possibilidades e trocas de saberes entre licenciandos, professores em atuação e acima de tudo com os estudantes Por fim, observamos a necessidade de valorizar o brincar e o experimentar como forma de conhecer, elaborar, se posicionar, comunicar, construir saberes e afetos na sala de aula, sendo esse um ponto vital para resistir e manter a esperança na trajetória docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11858_TB3378_19042024222032.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE RODRIGUES MAMMANA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielle.mammana@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }