Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112441
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 9617
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL."
    "resumo" => "A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB5077_30092024183726.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "francinnete824@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112441
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 9617
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL."
    "resumo" => "A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB5077_30092024183726.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "francinnete824@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.