A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica.