O trabalho descreve parte de uma ação docente desenvolvida por licenciandos em Matemática, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de uma instituição pública, que utilizou um caça ao tesouro para consolidar o tópico em estudo - o Teorema de Pitágoras. Ela foi parte das atividades desenvolvidas no âmbito do PRP e ocorreu em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da região. A estratégia da Caça ao Tesouro Pitagórica foi desenvolvida com o objetivo de instigar a motivação dos estudantes para o envolvimento na resolução de questões que envolviam a relação pitagórica, reconhecendo-se a importância do exercício do algoritmo de resolução durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, o desenvolvimento ocorreu na quarta aula da regência e consistiu na busca por um tesouro por meio do deslocamento no mapa quadriculado conforme as unidades resultante de cada uma das questões, seguindo as indicações de direção e sentido especificadas em cada uma delas. O desenvolvimento da ação destacou a estratégia da Caça ao Tesouro Pitagórica como motivadora para aqueles estudantes que, ao buscarem o tesouro escondido em algum lugar da escola, empenharam-se na resolução das questões, avançando com sucesso em direção à conquista do objetivo proposto. O desenvolvimento da ação possibilitou aos residentes a observação do desempenho dos estudantes, as estratégias utilizadas e as principais dificuldades. Ademais, percebeu-se que a estratégia utilizada conseguiu envolver aqueles estudantes que demonstraram-se pouco interessados nas aulas anteriores. Destaca-se que a ação contribuiu para a formação docente dos residentes, proporcionando-lhes uma melhor compreensão tanto do conhecimento pedagógico quanto do conteúdo, o que colabora na formação da identidade docente. Dessa forma, a ação desempenhou um papel fundamental na consecução de um dos principais objetivos do PRP.