“ACOLHIDA: UMA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E JOVENS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112175 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4700 "inscrito_id" => 14800 "titulo" => "“ACOLHIDA: UMA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E JOVENS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA”" "resumo" => "Este resumo apresenta uma análise sobre a prática de acolhimento de crianças e jovens, enfocando temas preventivos e de promoção socioemocionais por meio de um relato de experiência. Esse acolhimento é realizado com o público interno atendido pela Estação Conhecimento, uma instituição social que têm como missão, promover a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação integral. Assim, ao observar e compreender o contexto familiar dos nossos atendidos, identificou-se que havia necessidade de promover momentos interativos, onde pudéssemos conversar e orientar de forma lúdica sobre temas importantes que eles deparavam constantemente em seu meio social. Foi então que surgiu a “Acolhida”, um momento realizado de forma prévia às atividades diárias, com o objetivo de proporcionar diálogo, trocas de vivências, dinâmicas, além de estimular reflexões sobre a compreensão de diferentes temas e situações, e ampliar a percepção de si mesmos e dos outros. Nesse processo, os atendidos se tornaram agentes ativos. O foco é fortalecer o desenvolvimento de habilidades sociais, senso crítico, a construção de vínculos e confiança entre os atendidos, educadores e equipe multidisciplinar. Nesses encontros o trabalho é guiado pela empatia e pelo respeito mútuo, visando promover um ambiente inclusivo e acolhedor. Durante de todo o processo de acolhida, instiga-se a ideia de que é necessário transformar-se, para então transformar o meio. Nesse sentido, através do conhecimento adquirido, nossas crianças e jovens podem propagar as orientações recebidas, possibilitando que as ações realizadas na instituição tenham um impacto de forma ampla, transformando pensamentos, comportamentos e vidas em qualquer lugar por onde passem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14800_TB4700_28102024172755.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENE SENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUENE" "autor_email" => "senaluene@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112175 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4700 "inscrito_id" => 14800 "titulo" => "“ACOLHIDA: UMA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E JOVENS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA”" "resumo" => "Este resumo apresenta uma análise sobre a prática de acolhimento de crianças e jovens, enfocando temas preventivos e de promoção socioemocionais por meio de um relato de experiência. Esse acolhimento é realizado com o público interno atendido pela Estação Conhecimento, uma instituição social que têm como missão, promover a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação integral. Assim, ao observar e compreender o contexto familiar dos nossos atendidos, identificou-se que havia necessidade de promover momentos interativos, onde pudéssemos conversar e orientar de forma lúdica sobre temas importantes que eles deparavam constantemente em seu meio social. Foi então que surgiu a “Acolhida”, um momento realizado de forma prévia às atividades diárias, com o objetivo de proporcionar diálogo, trocas de vivências, dinâmicas, além de estimular reflexões sobre a compreensão de diferentes temas e situações, e ampliar a percepção de si mesmos e dos outros. Nesse processo, os atendidos se tornaram agentes ativos. O foco é fortalecer o desenvolvimento de habilidades sociais, senso crítico, a construção de vínculos e confiança entre os atendidos, educadores e equipe multidisciplinar. Nesses encontros o trabalho é guiado pela empatia e pelo respeito mútuo, visando promover um ambiente inclusivo e acolhedor. Durante de todo o processo de acolhida, instiga-se a ideia de que é necessário transformar-se, para então transformar o meio. Nesse sentido, através do conhecimento adquirido, nossas crianças e jovens podem propagar as orientações recebidas, possibilitando que as ações realizadas na instituição tenham um impacto de forma ampla, transformando pensamentos, comportamentos e vidas em qualquer lugar por onde passem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14800_TB4700_28102024172755.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUENE SENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUENE" "autor_email" => "senaluene@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }