FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111939 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4370 "inscrito_id" => 12707 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO" "resumo" => "No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12707_TB4370_16102024192613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111939 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4370 "inscrito_id" => 12707 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO" "resumo" => "No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12707_TB4370_16102024192613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }