Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111939
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 12707
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO"
    "resumo" => "No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12707_TB4370_16102024192613.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111939
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 12707
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO"
    "resumo" => "No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12707_TB4370_16102024192613.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE ROSSO NOVELLI"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "engfelipenovelli@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.