No contexto da cultura digital o professor deve organizar o tempo e o espaço da aula, o que difere da aula usual desenvolvida nas escolas. Por este motivo foi desenvolvido um projeto para contribuir nesta organização. Tal projeto constituiu-se na produção de oficinas abordando construções geométricas planas e espaciais com o uso do GeoGebra (fundamentadas no material utilizado pelas escolas do município) e criação de espaço virtual de trabalho. Este artigo trata de uma dentre as oficinas realizadas, cujo tema foram as transformações geométricas no plano. A oficina, tal como as demais, foi ofertada para professores da rede municipal de Sombrio (SC), atuantes nas séries iniciais da Educação Básica, fundamentando-se: no mecanismo da abstração reflexionante (Piaget, 1977/1995; Becker, 2012a, 2012b); na abordagem instrumental (Rabardel, 1995; Bittar, 2011); e em Medeiros (2020). Os ministrantes desta oficina foram acadêmicos do curso de licenciatura em matemática matriculados nas disciplinas de Didática da Matemática e PPE III (2024/1) como cumprimento da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC). A execução da oficina foi realizada em um período com duração de 4 horas. O coordenador, bolsista e colaboradores foram os responsáveis pela organização e condução dos trabalhos. Espera-se que com a realização desta oficina, possa-se contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos, no que tange à integração de tecnologias digitais e cumprimento da PCC; para os professores participantes a aprendizagem de alternativa pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos, no contexto das transformações geométricas; para seus alunos a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando um software de Geometria Dinâmica. Os dados produzidos pela realização da oficina serão analisados à luz do referencial teórico citado.